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O colecionismo e preservação de media art em Portugal

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Abstract(s)

A Media Arte pode ser vista como uma tipologia inter e multidisciplinar que procura fazer ligação entre a arte, a tecnologia e a ciência. São vários os artistas e instituições que contribuem para a visibilidade da Media Art em Portugal, porém ainda é escassa a informação referente à prática de colecionismo e preservação desta tipologia em território nacional. Com o objetivo de compreender quais são as instituições portuguesas que colecionam esta tipologia e quais as estratégias de preservação implementadas nas mesmas, a presente investigação é conduzida através de levantamento bibliográfico e recolha de dados, com análise crítica dos mesmos. Considera-se pertinente a presente investigação não só por contribuir com dados relevantes atuais e que poderão impulsionar investigações posteriores, como também por contribuir para a discussão sobre esta problemática associada à criação e preservação de património cultural na atualidade. A recolha de informação sobre a natureza das coleções e respetivo estado de conservação foi realizada em cinco instituições, o Museu da Bienal de Cerveira, o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, o Centro de Arte Oliva, a Coleção de Arte Contemporânea do Estado e o Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, sob o modelo de inquérito. Esta investigação termina com a análise de práticas de preservação de Media Art já implementadas em instituições internacionais e um pequeno glossário de termos, uma vez que através dos dados recolhidos se detetou discrepância nos procedimentos preservação e incoerência na definição de conceitos. Assim, esta investigação atua como uma análise do estado da arte a nível conceptual, de páticas de colecionismo e preservação nacionais, bem como de estratégias de preservação já existentes, contribuindo para a comunidade que cria, cuida e gere o património e instigando a que mais profissionais de conservação se especializem nesta área em ascensão.
Media Art can be defined as an inter and multidisciplinary category that connects art, science and technology. There are many artists and institutions that contribute for the visibility of Media Art in Portugal, although information related to collecting and preserving this typology is still significantly short. Within the goals of understanding which Portuguese institutions collect Media Art and what type of preservation strategies are being implemented, the following research combines bibliographic and data survey, under critical analysis. The importance of this research relies on the contribution with relevant data that can instigate future investigations, as also pitch in the current discussion related to the production and preservation of cultural heritage problematic. The data survey related to collections nature and condition was carried out with five institutions, Museu da Bienal de Cerveira, Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Centro de Arte Oliva, Coleção de Arte Contemporânea do Estado and Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, throuh the form of an on-line survey. In the last chapter of the following investigation, current international Media Art preservation practices are analyzed, followed by a glossary of some associated terms, since through the collected data was detected some discrepancy in preservation proceedings and concept definition. Thus, this investigation functions as an analysis of the state of art related to concepts, collecting and preserving Media Art in national territory, and existing preservation strategies, contributing for the community that creates, cares and manages cultural heritage and inciting more conservation professionals to specialize in preservation of Media Art.

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Media art Preservação Coleções portuguesas Plano de preservação de media art Preservation Portuguese collection Media art conservation plan

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