| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 1.15 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Consumers are constantly confronted with decision making processes on a daily basis
and the number of different offers and the vast amount of opportunities can be challenging. But
also, for marketeers creating the right amount of attention and desire to promote and place their
products at the right time and right way is challenging. An important factor and variable plays the
construal level theory, that states that people can be either in a more concrete (low) or in a more
abstract (high) state of mind. This theory of psychological distance is an important key factor for
understanding consumer behavior and to understand what effects this can cause and what are the
different dimensions that influence psychological distance. With sustainable consumption on the
rise and the offer for more sustainable product alternatives constantly rising, this dissertation aims
to explore the connections and the effects psychological distance manipulation has on how
consumers evaluate and rate products with sustainable product features and attributes. Previous
research has stated that sustainable attributes gain importance when consumers are in a more
abstract state of mind with the construal level theory examining, that people that are in a more
concrete state of mind are more detailed orientated in their decision- making process. And the
combination of those two theories are the baseline of this dissertation. It hypothesizes that
psychological distance is a mechanism that affects consumer behavior towards sustainable product
attributes. Two studies were conducted for testing these hypotheses.
Os consumidores são constantemente confrontados com processos de tomada de decisão numa base diária e o número de diferentes ofertas e a vasta quantidade de oportunidades pode ser um desafio. Um factor importante e variável desempenha a teoria do nível constual, que afirma que as pessoas podem estar ou num estado de espírito mais concreto (baixo) ou num estado de espírito mais abstracto (alto). Esta teoria da distância psicológica é um factor chave importante para compreender o comportamento do consumidor e para compreender os efeitos que isto pode causar, quais são as diferentes dimensões que influenciam a distância psicológica. Com o consumo sustentável em ascensão e a oferta de alternativas de produtos mais sustentáveis a aumentar constantemente, esta dissertação visa explorar as ligações e os efeitos que a manipulação psicológica da distância tem sobre a forma como os consumidores avaliam e classificam produtos com características e atributos de produtos sustentáveis. Pesquisas anteriores afirmaram que os atributos sustentáveis ganham importância quando os consumidores estão num estado de espírito mais abstracto com a teoria do nível constual examinando que as pessoas que estão num estado de espírito mais concreto se orientam mais detalhadamente no seu processo de tomada de decisões. E a combinação destas duas teorias é a base desta dissertação. A tese pressupõe que a distância psicológica é um mecanismo que afecta o comportamento do consumidor em relação aos atributos do produto sustentável.
Os consumidores são constantemente confrontados com processos de tomada de decisão numa base diária e o número de diferentes ofertas e a vasta quantidade de oportunidades pode ser um desafio. Um factor importante e variável desempenha a teoria do nível constual, que afirma que as pessoas podem estar ou num estado de espírito mais concreto (baixo) ou num estado de espírito mais abstracto (alto). Esta teoria da distância psicológica é um factor chave importante para compreender o comportamento do consumidor e para compreender os efeitos que isto pode causar, quais são as diferentes dimensões que influenciam a distância psicológica. Com o consumo sustentável em ascensão e a oferta de alternativas de produtos mais sustentáveis a aumentar constantemente, esta dissertação visa explorar as ligações e os efeitos que a manipulação psicológica da distância tem sobre a forma como os consumidores avaliam e classificam produtos com características e atributos de produtos sustentáveis. Pesquisas anteriores afirmaram que os atributos sustentáveis ganham importância quando os consumidores estão num estado de espírito mais abstracto com a teoria do nível constual examinando que as pessoas que estão num estado de espírito mais concreto se orientam mais detalhadamente no seu processo de tomada de decisões. E a combinação destas duas teorias é a base desta dissertação. A tese pressupõe que a distância psicológica é um mecanismo que afecta o comportamento do consumidor em relação aos atributos do produto sustentável.
Description
Keywords
Psychological distance Construal level theory Sustainable Consumer behavior Product evaluation Decision-making Distância psicológica Teoria do nível constritivo Sustentável Comportamento do consumidor Avaliação do produto Tomada de decisões
