Repository logo
 
Publication

Auto e heterorregulação em crianças com Necessidades Educativas Especiais

dc.contributor.authorDias, Paulo César Azevedo
dc.contributor.authorNovais, Alda
dc.contributor.authorGonçalves, Manuela
dc.contributor.authorFlores, Pedro
dc.date.accessioned2021-06-25T14:57:20Z
dc.date.available2021-06-25T14:57:20Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractO presente estudo pretende averiguar a autorregulação no processo de aprendizagem dos alunos e os seus efeitos nos resultados escolares, entre alunos sem e com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Especificamente, procuramos averiguar se a capacidade de identificar o objetivo da tarefa, o recurso a estratégias cognitivas, sociocomunicativas da atenção e de solicitação, motivacionais e de autoavaliação é diferente entre os dois grupos. A amostra foi constituída por uma turma de 25 alunos de 4º ano onde estão incluídos cinco alunos com NEE, sendo os dados recolhidos através da grelha de análise das estratégias autorreguladoras da criança em situação de aprendizagem de Nader-Grosbois (2007). A análise dos resultados permitiu perceber diferenças entre os géneros, com as raparigas mais motivadas para a aprendizagem e com melhores resultados globais nas tarefas. Percebeu-se ainda que os resultados académicos relacionam-se com a capacidade de autorregulação e com a motivação para a aprendizagem. Comparando os alunos sem e com NEE, foi possível concluir que os primeiros apresentam um perfil mais autorregulado e melhores resultados globais nas tarefas. Os alunos com NEE foram os que obtiveram pior desempenho na tarefa e na autorregulação, revelando alterações nas funções cognitivas que intervêm nos processos autorregulatórios. São apresentadas as limitações do estudo e sugeridas novas linhas de investigação.pt_PT
dc.description.abstractThis study aims to explore the self-regulation learning process of students and their effects on school outcomes among students with and without special educational needs (SEN). Specifically, we examined whether the ability to identify the purpose of the task, the use of cognitive, sociocommunicative attention and request strategies, motivational and self-assessment is different between the two groups. The sample consisted of a group of 25 students of the 4th grade where five students with SEN are included, and the data was collected through the analysis of grid of selfregulatory strategies in the child learning situation from Nader-Grosbois (2007). Results allowed us to find gender differences, with girls more motivated to learning and with overall better results in the tasks. We realized also that academic outcomes are related to self-regulation abilities and motivation for learning. Comparing students with and without special needs, it was concluded that the first group have a more self-regulated profile and better overall performance in the tasks. Pupils with SEN were the ones with the worst performance in the task and self-regulation, revealing changes in cognitive functions involved in self-regulatory processes. Some limitations of the study and suggested new lines of research are presented.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn1646-9526
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/33990
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.subjectAutorregulaçãopt_PT
dc.subjectHeterorregulaçãopt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectNecessidades Educativas Especiaispt_PT
dc.subjectSelf-regulationpt_PT
dc.subjectHetero-regulationpt_PT
dc.subjectInclusionpt_PT
dc.subjectSpecial Educational Needspt_PT
dc.titleAuto e heterorregulação em crianças com Necessidades Educativas Especiaispt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage146pt_PT
oaire.citation.startPage131pt_PT
oaire.citation.titleExedrapt_PT
oaire.citation.volumeNúmero Temáticopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dialnet_AAutoEHeterorregulacaoEmCriancasComNecessidadesEdu_6494901.pdf
Size:
516.86 KB
Format:
Adobe Portable Document Format