Repository logo
 
Publication

A autoavaliação na aula de Espanhol Língua Estrangeira : a coavaliação como processo de autorregulação na aprendizagem do aluno

datacite.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspt_PT
dc.contributor.advisorBáez Montero, Inmaculada Concepción
dc.contributor.authorPinheiro, Marina Fernandes
dc.date.accessioned2021-08-02T09:18:14Z
dc.date.available2021-08-02T09:18:14Z
dc.date.issued2021-07-06
dc.date.submitted2020
dc.description.abstractNum mundo em constante mudança, no qual o conhecimento escolar/universitário já não é suficiente, a aprendizagem de línguas estrangeiras assume-se cada vez mais como um fator de distinção. Por isso, é necessário repensar o ensino das línguas e adaptá-lo às novas funções exercidas quer pelo professor, quer pelo aluno: agentes que já não possuem um papel meramente passivo, no caso do primeiro, e de facilitador da aprendizagem, no caso do segundo. O aluno passa a ter um papel preponderante no seu processo de aprendizagem, uma vez que este não alcança simplesmente um determinado nível de proficiência, mas que sim uma autonomia na língua estrangeira. A autoavaliação no ensino sempre foi encarada com determinada leveza e insignificância pelos intervenientes em geral. No entanto, no ensino de uma língua estrangeira como em outras áreas da vida, este processo assume um caráter cabal para o desenvolvimento do docente enquanto profissional e do aluno, enquanto aprendiz de uma nova língua, permitindo assim que ambas as partes usufruam das aprendizagens com agradabilidade e sucesso. Neste sentido, a coavaliação no ensino de Espanhol Língua Estrangeira permite a autorregulação da aprendizagem, a autonomia referida e o seu consequente sucesso.pt_PT
dc.description.abstractIn a world in constant change, in which school / university knowledge is no longer sufficient, learning foreign languages is increasingly becoming a distinguishing factor. Therefore, it is necessary to rethink the teaching of languages and adapt it to the new functions exercised by both the teacher and the student: agents who no longer have a merely passive role, in the case of the first, and a facilitator of learning, in the case of the second. The student starts to have a preponderant role in his learning process, since he does not reach simply a certain level of proficiency, but an autonomy in the foreign language. Self-assessment in teaching has always been viewed with a certain lightness and insignificance by stakeholders in general. However, in the teaching of a foreign language as in other areas of life, this process assumes a full character for the development of the teacher as a professional. However, in the teaching of a foreign language as in other areas of life, this process assumes a full character for the development of the teacher as a professional and of the student, while learning a new language, thus allowing both parties to enjoy learning with pleasantness and success. In this sense, the co-evaluation in the teaching of Spanish as a Foreign Language allows self-regulation of learning, the referred autonomy and its consequent success.pt_PT
dc.identifier.tid202745635pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/34349
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAutoavaliaçãopt_PT
dc.subjectCoavaliaçãopt_PT
dc.subjectLínguapt_PT
dc.subjectAutonomiapt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectSelf-assessmentpt_PT
dc.subjectCo-assessmentpt_PT
dc.subjectLanguagept_PT
dc.subjectAutonomypt_PT
dc.subjectTeachingpt_PT
dc.titleA autoavaliação na aula de Espanhol Língua Estrangeira : a coavaliação como processo de autorregulação na aprendizagem do alunopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Marina Fernandes Pinheiro.pdf
Size:
1001.89 KB
Format:
Adobe Portable Document Format