Publication
A autoavaliação na aula de Espanhol Língua Estrangeira : a coavaliação como processo de autorregulação na aprendizagem do aluno
datacite.subject.fos | Humanidades::Línguas e Literaturas | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Báez Montero, Inmaculada Concepción | |
dc.contributor.author | Pinheiro, Marina Fernandes | |
dc.date.accessioned | 2021-08-02T09:18:14Z | |
dc.date.available | 2021-08-02T09:18:14Z | |
dc.date.issued | 2021-07-06 | |
dc.date.submitted | 2020 | |
dc.description.abstract | Num mundo em constante mudança, no qual o conhecimento escolar/universitário já não é suficiente, a aprendizagem de línguas estrangeiras assume-se cada vez mais como um fator de distinção. Por isso, é necessário repensar o ensino das línguas e adaptá-lo às novas funções exercidas quer pelo professor, quer pelo aluno: agentes que já não possuem um papel meramente passivo, no caso do primeiro, e de facilitador da aprendizagem, no caso do segundo. O aluno passa a ter um papel preponderante no seu processo de aprendizagem, uma vez que este não alcança simplesmente um determinado nível de proficiência, mas que sim uma autonomia na língua estrangeira. A autoavaliação no ensino sempre foi encarada com determinada leveza e insignificância pelos intervenientes em geral. No entanto, no ensino de uma língua estrangeira como em outras áreas da vida, este processo assume um caráter cabal para o desenvolvimento do docente enquanto profissional e do aluno, enquanto aprendiz de uma nova língua, permitindo assim que ambas as partes usufruam das aprendizagens com agradabilidade e sucesso. Neste sentido, a coavaliação no ensino de Espanhol Língua Estrangeira permite a autorregulação da aprendizagem, a autonomia referida e o seu consequente sucesso. | pt_PT |
dc.description.abstract | In a world in constant change, in which school / university knowledge is no longer sufficient, learning foreign languages is increasingly becoming a distinguishing factor. Therefore, it is necessary to rethink the teaching of languages and adapt it to the new functions exercised by both the teacher and the student: agents who no longer have a merely passive role, in the case of the first, and a facilitator of learning, in the case of the second. The student starts to have a preponderant role in his learning process, since he does not reach simply a certain level of proficiency, but an autonomy in the foreign language. Self-assessment in teaching has always been viewed with a certain lightness and insignificance by stakeholders in general. However, in the teaching of a foreign language as in other areas of life, this process assumes a full character for the development of the teacher as a professional. However, in the teaching of a foreign language as in other areas of life, this process assumes a full character for the development of the teacher as a professional and of the student, while learning a new language, thus allowing both parties to enjoy learning with pleasantness and success. In this sense, the co-evaluation in the teaching of Spanish as a Foreign Language allows self-regulation of learning, the referred autonomy and its consequent success. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202745635 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/34349 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Autoavaliação | pt_PT |
dc.subject | Coavaliação | pt_PT |
dc.subject | Língua | pt_PT |
dc.subject | Autonomia | pt_PT |
dc.subject | Ensino | pt_PT |
dc.subject | Self-assessment | pt_PT |
dc.subject | Co-assessment | pt_PT |
dc.subject | Language | pt_PT |
dc.subject | Autonomy | pt_PT |
dc.subject | Teaching | pt_PT |
dc.title | A autoavaliação na aula de Espanhol Língua Estrangeira : a coavaliação como processo de autorregulação na aprendizagem do aluno | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Português no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário e Espanhol nos Ensinos Básico e Secundário | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Marina Fernandes Pinheiro.pdf
- Size:
- 1001.89 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format