| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 2.22 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Competition has increased, business has become increasingly more global facing constantly evolving technological challenges that require companies to develop creative and innovative solutions to survive in the marketplace. Thus, the business community and researchers have identified both individual factors and organisational characteristics that boost creative thinking among their employees. This thesis studies how goal difficulty influences creativity depending on one’s power. It is proposed that high power leads to higher creativity and low power to lower creativity. Moreover, it is proposed that challenge and hindrance appraisals mediate the relationship between goal difficulty and creativity, such that goal difficulty leads to higher levels of hindrance appraisals for low power people and higher levels of challenge appraisals for high power people. The results did not support the hypothesis. However, contrary to the expectations, power moderates the relationship between goal difficulty and hindrance appraisals, such that high power leads to more hindrance appraisals when compared with the control group. By examining the complex nature of power and associated psychological consequences, this research adds to the power literature and fills an existing gap.
A concorrência aumentou, os negócios tornaram-se gradualmente mais globais, enfrentando desafios tecnológicos em constante evolução que exigem que as empresas desenvolvam soluções criativas e inovadoras para sobreviver no mercado. Assim, a comunidade empresarial e os investigadores identificaram fatores individuais e características organizacionais queimpulsionam o pensamento criativo entre seus funcionários. Esta tesea pretende estudar como a dificuldade de um objetivo influencia a criatividade dependendo do poder social do próprio. Além disso, propõe-se que avaliações de desafio e impedimento medeiam a relação entre dificuldade de objetivo e criatividade, de modo que a dificuldade do objetivo conduz a níveis mais altos de impedimento para pessoas de baixo poder e níveis mais altos de avaliação de desafio para pessoas de elevado poder. Os resultados não revelam efeito principal significativo da dificuldade do objetivo na criatividade por meio de avaliações cognitivas moderadas pelo poder. No entanto, contrariamente às expectativas, poder elevado modera a relação entre a dificuldade do objetivo e as avaliações de obstáculos. Ao examinar a natureza complexa do poder e as consequências psicológicas associadas, este estudo adiciona à literatura sobre poder e preenche uma lacuna na pesquisa acadêmica atual.
A concorrência aumentou, os negócios tornaram-se gradualmente mais globais, enfrentando desafios tecnológicos em constante evolução que exigem que as empresas desenvolvam soluções criativas e inovadoras para sobreviver no mercado. Assim, a comunidade empresarial e os investigadores identificaram fatores individuais e características organizacionais queimpulsionam o pensamento criativo entre seus funcionários. Esta tesea pretende estudar como a dificuldade de um objetivo influencia a criatividade dependendo do poder social do próprio. Além disso, propõe-se que avaliações de desafio e impedimento medeiam a relação entre dificuldade de objetivo e criatividade, de modo que a dificuldade do objetivo conduz a níveis mais altos de impedimento para pessoas de baixo poder e níveis mais altos de avaliação de desafio para pessoas de elevado poder. Os resultados não revelam efeito principal significativo da dificuldade do objetivo na criatividade por meio de avaliações cognitivas moderadas pelo poder. No entanto, contrariamente às expectativas, poder elevado modera a relação entre a dificuldade do objetivo e as avaliações de obstáculos. Ao examinar a natureza complexa do poder e as consequências psicológicas associadas, este estudo adiciona à literatura sobre poder e preenche uma lacuna na pesquisa acadêmica atual.
Description
Keywords
Creativity Creative thinking Goal difficulty Cognitive Criatividade Pensamento criativo Pensamento divergente Dificuldade de objetivos Avaliações cognitivas Avaliações de obstáculos Avaliações de desafios Poder social
