Repository logo
 
Publication

Escala de orientações gerais para objetivos de desempenho: estudos de adaptação para o ensino secundário

dc.contributor.authorGomes, Andreia
dc.contributor.authorAzevedo, Ângela Sá
dc.contributor.authorDias, Paulo César
dc.contributor.authorGuimarães, Teresa
dc.contributor.authorLima, Isabel
dc.contributor.authorSalgado, Ana
dc.date.accessioned2021-05-13T15:17:58Z
dc.date.available2021-05-13T15:17:58Z
dc.date.issued2018-01-01
dc.description.abstractEste trabalho pretende apresentar os resultados de adaptação portuguesa da Escala de Orientações Gerais para Objetivos de Desempenho (EOGOD; McInerney & Yeung, 2000). Trata-se de instrumento de medida com cinco escalas de motivação: Valorização da Motivação, Motivação Geral, Orientação para a Mestria, Orientação para o Desempenho e Orientação Social. Para a sua adaptação, foi realizada análise fatorial exploratória e confirmatória e análise de consistência interna a partir de dois grupos, de 617 e 418 estudantes do Ensino Secundário. Os dados obtidos permitiram encontrar uma solução com boas propriedades psicométricas, seja em termos de validade como fiabilidade aceitáveis, assim como diferenças em função do género e relação com a idade e escolaridade. Os resultados são discutidos e apresentadas sugestões.pt_PT
dc.description.abstractThis paper aims to present the results of the Portuguese adaptation of General Achievement Goal Orientation Scale (GAGOS; McInerney & Yeung, 2000). This instrument has five different motivation scales: Motivation Value, Global Motivation, General Mastery, General Performance and General Social. The work of adaptation consisted in a exploratory and confirmatory factor analysis and internal consistency analysis from the data of two samples of 617 and 418 High School students. The results suggest a solution with good psychometric properties, in terms of validity as acceptable fidelity, with differences per gender and relationship with age and education level. The results discussed and suggestions presented.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.14417/ap.1262pt_PT
dc.identifier.eid85046464803
dc.identifier.issn0870-8231
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/33100
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectObjetivospt_PT
dc.subjectDesempenhopt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectEnsino secundáriopt_PT
dc.subjectEscalapt_PT
dc.subjectGoalspt_PT
dc.subjectAchievementpt_PT
dc.subjectMotivationpt_PT
dc.subjectHigh schoolpt_PT
dc.subjectScalept_PT
dc.titleEscala de orientações gerais para objetivos de desempenho: estudos de adaptação para o ensino secundáriopt_PT
dc.title.alternativeGeneral achievement goals orientation scale: factorial analysis in high school studentspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage114pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage101pt_PT
oaire.citation.titleAnálise Psicológicapt_PT
oaire.citation.volume36pt_PT
person.familyNameAzevedo
person.familyNameDias
person.givenNameAngela
person.givenNamePaulo
person.identifier.ciencia-idD710-4B49-ADF4
person.identifier.ciencia-id6416-9E48-91C7
person.identifier.orcid0000-0003-1108-4011
person.identifier.orcid0000-0001-6876-3723
person.identifier.scopus-author-id55531176500
person.identifier.scopus-author-id55215392100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication7f9681c2-0b3f-4e05-a1de-7f15b531f763
relation.isAuthorOfPublication5f588501-27a1-4864-badf-5d41060fb3d3
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery5f588501-27a1-4864-badf-5d41060fb3d3

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
19548667.pdf
Size:
131.36 KB
Format:
Adobe Portable Document Format