Repository logo
 
Publication

Academic analytics na prática: agregar e analisar múltiplas fontes de dados

dc.contributor.authorFerreira, Sérgio André
dc.contributor.authorAndrade, António Manuel Valente de
dc.date.accessioned2014-01-08T16:02:06Z
dc.date.available2014-01-08T16:02:06Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractAs instituições do ensino superior (IES) utilizam diversos subsistemas tecnológicos para gestão das várias dimensões da vida da organização, que recolhem um imenso volume de dados proveniente desses subsistemas, mas que não comunicam entre si. A ideia do Analytics na Educação alicerça-se no potencial da utilização agregada destes dados para o processo de tomada de decisão e no desenvolvimento de novos modelos na gestão. Partindo-se do caso da realidade da Universidade Católica Portuguesa – Porto, apresentam-se a arquitetura e os resultados alcançados no desenvolvimento de um protótipo de Academic Analytics, para a gestão da atividade de ensino na instituição, que agrega dados de três subsistemas tecnológicos. Deste trabalho resultam três contributos principais: i) Teórico – O Analytics na Educação é um tema novo e em rápida ascensão, sendo, por isso, difícil manter um discurso estável na defi nição de conceitos e descrição de processos. Neste quadro, apresenta-se uma refl exão sobre as principais questões discutidas e são colocados em relação os conceitos mais relevantes; ii) Metodológico – A fundamentação e aplicação do modelo Design Science Research Process (DSRP), que, apesar da sua versatilidade no campo da apresentação de artefactos, ainda tem pouca expressão no campo dos Sistemas da Informação (SI) aplicados às Ciências Sociais e Humanas; iii) Prático – Apresentação do protótipo de um sistema de Academic Analytics.por
dc.description.abstractHigher education institutions (HEIs) use several technological subsystems for the management of multiple aspects of the organization, which collect a huge amount of data from these subsystems, but which do not communicate with each other. The idea of the Analytics in Education is based on the possibility of using this data in an aggregated way in the process of decision making and the development of new models in management. Using the reality of the Universidade Católica Portuguesa – Porto as a starting point, we present the architecture and the results achieved in the development of a prototype of Academic Analytics, for the management of teaching activity at the institution, which aggregates data from three technological subsystems. Three main contributions resulted from this study: i) Theoretical – Analytics in Education is a new theme with rapid rising interest, and therefore it is difficult to maintain a stable discourse when defining concepts and describing processes. In this context, we present a reflection on the main issues discussed and list the most relevant concepts; ii) Methodology – The rationale and application of the Model Design Science Research Process (DSRP), which, despite its versatility in the field of presentation of artifacts, still has little importance in the field of Information Systems (IS) applied to Social and Human Sciences; iii) Practical – Presentation of a prototype of an Academic Analytics system.
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.identifier.citationFERREIRA, Sérgio André; ANDRADE, António - Academic analytics na prática: agregar e analisar múltiplas fontes de dados. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. ISSN 1645-4006. Vol. 13 (2013), p. 235-260por
dc.identifier.doi10.34632/investigacaoeducacional.2013.3396
dc.identifier.eissn2182-4614
dc.identifier.issn1645-4006
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/13507
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherUniversidade Católica Editora - Porto
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectAcademic analyticspor
dc.subjectDesign sciencepor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectGestãopor
dc.subjectHigh education
dc.subjectManagement
dc.titleAcademic analytics na prática: agregar e analisar múltiplas fontes de dadospor
dc.title.alternativeAcademic Analytics in practice: aggregate and analyse multiple data sources
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage260
oaire.citation.issue13
oaire.citation.startPage235
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Investigação Educacional
person.familyNameFerreira
person.familyNameAndrade
person.givenNameSérgio André
person.givenNameAntónio Manuel Valente
person.identifier.ciencia-id8816-8BEF-3C54
person.identifier.orcid0000-0003-0231-3484
person.identifier.orcid0000-0001-8096-4720
person.identifier.ridD-7150-2011
person.identifier.scopus-author-id49863223600
person.identifier.scopus-author-id55940826700
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationbf2e28e9-faab-4f0e-9fbc-d66d572eeef5
relation.isAuthorOfPublication05cacc09-a983-46a5-afb3-546f0bb38c3e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery05cacc09-a983-46a5-afb3-546f0bb38c3e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
10 sérgio ferreira.pdf
Size:
277.25 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: