Publication
A promoção da vinculação ao recém-nascido internado : a intervenção do enfermeiro especialista
datacite.subject.fos | Ciências Médicas::Ciências da Saúde | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Lourenço, Margarida | |
dc.contributor.author | Querido, Débora Jorge | |
dc.date.accessioned | 2022-02-28T16:45:57Z | |
dc.date.available | 2022-02-28T16:45:57Z | |
dc.date.issued | 2021-11-17 | |
dc.date.submitted | 2021 | |
dc.description.abstract | O presente relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem na área de Especialização em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica e tem como propósito a reflexão e análise sobre o percurso desenvolvido, as competências adquiridas e as implicações para o processo da tomada de decisão. A vinculação consiste na ligação emocional entre o recém-nascido e a sua figura de vinculação, usualmente a mãe, pai ou cuidador principal. A separação motivada pelo internamento do recém-nascido no período neonatal provoca uma disrupção no processo vinculativo, despoletando consequências futuras na relação familiar e no desenvolvimento saudável da criança. O desenvolvimento de competências na atuação do enfermeiro especialista em saúde infantil e pediátrica tem em consideração os Cuidados Centrados à Família, na maximização dos cuidados à criança e à família. O projeto desenvolvido focalizou na intervenção do enfermeiro especialista na promoção da vinculação ao recém-nascido internado, tendo por base o Modelo da Relação Pessoa-a-Pessoa de Joyce Travelbee, sendo a interação o ponto fulcral no desenvolvimento da relação entre o enfermeiro e a criança/ família, e no seio da própria família possibilitando a construção de uma vinculação eficaz. O trajeto efetuado ao longo dos contextos de estágio foi extremamente inspirador, para além de desafiante. A implementação do projeto delineado permitiu a melhoria das práticas de enfermagem especializadas em todos os contextos, particularmente com a implementação de protocolos com intervenções promotoras da vinculação e formação às diferentes equipas de enfermagem, bem como a proposta de implementação de um projeto que vise a promoção da vinculação de recém-nascidos com necessidade de transferência no período pós-natal precoce. A nível individual proporcionou o desenvolvimento de competências e a aquisição de uma visão de enfermeiro especialista | pt_PT |
dc.description.abstract | This report is part of the Master's Course in Nursing in the area of Specialization in Child and Pediatric Health Nursing and aims to reflect and analyze the path developed, the skills acquired and the implications for the decision-making process. Bonding consists of the emotional bond between the newborn and his bonding figure, usually the mother, father or main caregiver. The separation motivated by the newborn's hospitalization in the neonatal period causes a disruption in the bonding process, triggering future consequences in the family relationship and in the child's healthy development. The development of skills in the work of the specialist nurse in child and pediatric health considers Family-Centered Care, in maximizing care for the child and the family. The developed project focused on the intervention of the specialist nurse in promoting bonding to the hospitalized newborn, based on Joyce Travelbee's Person-to-Person Relationship Model, with interaction being the focal point in the development of the relationship between the nurse and the patient. child / family, and within the family itself enabling the construction of an effective link. The journey made through the internship contexts was extremely inspiring, as well as challenging. The implementation of the outlined project allowed the improvement of specialized nursing practices in all contexts, particularly with the implementation of protocols with interventions that promote linkage and training to the different nursing teams, as well as the proposal to implement a project aimed at promoting linking newborns in need of transfer in the early postnatal period. At the individual level, it provided the development of skills and the acquisition of a specialist nurse view. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202947033 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/36830 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Enfermeiro especialista saúde infantil e pediátrica | pt_PT |
dc.subject | Vinculação | pt_PT |
dc.subject | Recém-nascido | pt_PT |
dc.subject | Família | pt_PT |
dc.subject | Internamento | pt_PT |
dc.subject | Specialist child and pediatric health nurse | pt_PT |
dc.subject | Binding | pt_PT |
dc.subject | Newborn | pt_PT |
dc.subject | Family | pt_PT |
dc.subject | Internment | pt_PT |
dc.title | A promoção da vinculação ao recém-nascido internado : a intervenção do enfermeiro especialista | pt_PT |
dc.title.alternative | Promoting bonding to the internal newborn : the specialist nurse's intervention | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Enfermagem | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1