Repository logo
 
Publication

O impacto da permeabilidade entre o mundo interior e o mundo exterior na aprendizagem das crianças em contexto de creche

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFormosinho, Júlia Fátima Domingues Basto de Oliveira
dc.contributor.authorGomes, Sónia Cristiana da Costa
dc.date.accessioned2022-08-09T08:50:10Z
dc.date.available2022-08-09T08:50:10Z
dc.date.issued2018-03-23
dc.date.submitted2017-03
dc.description.abstractEste trabalho sustenta-se na perspetiva da Associação Criança, a Pedagogia-emParticipação que advoga uma imagem de criança como a de um ser com competência, agência e direitos cuja motivação para a aprendizagem se “sustenta no interesse intrínseco da tarefa e nas motivações intrínsecas das crianças” (Oliveira-Formosinho & Formosinho, 2011a, p.15). Esta pedagogia reconhece o interesse das crianças pela natureza e entende-a com um espaço rico em possibilidades para a criança explorar e experimentar. A investigação atual reconhece a importância do contato das crianças com a natureza, como estratégia para enriquecer o comportamento de jogo livre e potenciar o desenvolvimento cognitivo, emocional e físico e ainda como forte aliado no combate à obesidade infantil (Burdette & Whitaker, 2005; Fjørtoft, 2004), mas não aprofunda os processos e as aprendizagens que resultam da permeabilidade entre os espaços interiores e exteriores. Nesta pesquisa pretendeu-se compreender as aprendizagens que as crianças em contexto de creche manifestam quando contatam com a natureza. Esta investigação-ação foi desenvolvida em Lisboa, com quatro crianças, com idades compreendidas entre os 13 e os 18 meses, numa sala de creche onde a investigadora, que é também educadora, trabalha. No decorrer do estudo, estas crianças envolveram-se na descoberta da natureza e manifestaram um interesse profundo e duradouro por caracóis desenvolvendo um projeto sobre estes moluscos. A recolha de dados fez-se através da documentação pedagógica. Posteriormente foram analisados o bem-estar (Laevers, et al., 2005) e as aprendizagens evidenciadas à luz das áreas de aprendizagem e dos eixos pedagógicos da Pedagogia-em-Participação (Formosinho & Oliveira-Formosinho, 2008; Oliveira-Formosinho e Formosinho 2011b; 2016). Os resultados obtidos permitem afirmar que nesta Pedagogia, quando as crianças têm oportunidade de contactar com a natureza, envolvem-se em aprendizagens significativas no exterior, que continuam em sala, evidenciando sinais elevados de bem-estar.pt_PT
dc.description.abstractThis work stands on the basis of the Child Association´s approach, the Pedagogy-inParticipation that advocates a child's image as that of a being with competence, agency and rights “whose motivation for learning is based on the intrinsic interest of the task and the intrinsic motivations of the children” (Oliveira-Formosinho & Formosinho, 2011a, p.15). This pedagogy recognizes children's interest in nature and understands it with a space rich in possibilities for the child to explore and experience. Current research recognizes the importance of children's contact with nature as a strategy for enriching free-play behavior and enhancing cognitive, emotional, and physical development as well as a strong ally in the fight against childhood obesity (Burdette & Whitaker, 2005; Fjørtoft, 2004), but does not deepen the processes and learning that result from the permeability between indoor and outdoor spaces. The aim of this research is to minimize this gap and to understand the impact and learning that children in day-care context manifest when they contact nature. This research-action was carried out in Lisbon, with four children, aged between 13 and 18 months, in a nursery room where the researcher, who is also an educator, works. In the course of the study, these children were involved in the discovery of nature and expressed a deep and lasting interest in snails developing a project on these molluscs. The collection of data was made through pedagogical documentation. Subsequently, the well-being (Laevers et al., 2005) and the evidenced learning were analyzed in the light of the learning areas and the pedagogical axes of Pedagogy-in-Participation (Formosinho & OliveiraFormosinho, 2008; Oliveira-Formosinho e Formosinho 2011b; 2016). The results obtained allow us to state in this pedagogy, when children have the opportunity to contact with nature, they engage in meaningful learning abroad, which continues in the classroom, showing high signs of well-being.pt_PT
dc.identifier.tid201986825pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/38552
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPedagogia-em-participaçãopt_PT
dc.subjectCrechept_PT
dc.subjectNaturezapt_PT
dc.subjectPermeabilidade entre os espaços exteriores e os espaços interiorespt_PT
dc.subjectAprendizagem e bem-estarpt_PT
dc.subjectPedagogy-in-participationpt_PT
dc.subjectDay-care childrenpt_PT
dc.subjectNaturept_PT
dc.subjectOutdoor and indoor permeability spacespt_PT
dc.subjectLearning and well-beingpt_PT
dc.titleO impacto da permeabilidade entre o mundo interior e o mundo exterior na aprendizagem das crianças em contexto de crechept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação de Infânciapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201986825.pdf
Size:
4.75 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201986825.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: