Repository logo
 
Publication

Pensar o aprender e o ensinar : da reflexão à filosofia da ação

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorXavier, Maria Raul Andrade Martins Lobo
dc.contributor.advisorTrigo, Maria Luísa da Mota Teixeira Ribeiro
dc.contributor.authorMarques, Maria Luísa de Moura Leitão
dc.date.accessioned2016-09-19T15:04:00Z
dc.date.issued2013
dc.date.submitted2013
dc.description.abstractAncorada na linha de investigação SAL (Students’ Approaches to Learning), a minha reflexão, enquanto professora há 25 anos, pretende cruzar o entendimento das práticas do passado e do presente. O sistema educativo do século XXI ostenta um paradigma referencial que cruza ensino secundário e universitário num tempo de “Bolonha”. Nesse pano de fundo, o professor emerge desencontrado com o seu tempo, perdendo-se entre o ensino e aprendizagem. A escola e a universidade reclamam a existência de um professor comprometido com uma abordagem ao ensino compreensiva e facilitadora de aprendizagens reflexivas. Invocar acontecimentos e histórias do meu percurso profissional foi vital no entendimento do fenómeno educativo, numa postura meditativa. Mas a componente de reflexão constante no relatório, foi a base de onde se ergueu um trabalho de compreensão da dinâmica que sustém o processo de ensino/aprendizagem. O objetivo é, a partir dele, operacionalizar no presente, ambientes de ensino e aprendizagem sustentados na transversalidade de uma disciplina, a Filosofia, que trabalha o aprender a pensar.pt_PT
dc.description.abstractWithin the SAL (Students’ Approaches to Learning) research, my reflection as a 25 year experienced teacher intends to bridge the knowledge of the past up to the present. The educational system of this century designs a paradigm underlying the Bologna model. Having this background in mind, the present teacher emerges detached from his/her time, finding himself/herself lost between the teaching and the learning. Both schools and universities demand a teacher, whose teaching approach on reflexive learning is both comprehensive and facilitating. It was vital to refer to happenings and stories within my professional path to understand the educational phenomenon on a meditative basis. Thus, the reflexive part of my report reveals itself as the starting point for a work based on understanding the dynamics underlying the teaching/learning process. From here on, the aim is working in the present teaching/learning environments, which are based on the transversality of a subject, in this case Philosophy, which, on its turn, works out learning to think.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/20710
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAbordagens à aprendizagempt_PT
dc.subjectAbordagens ao ensinopt_PT
dc.subjectAprendizagem reflexivapt_PT
dc.subjectFilosofiapt_PT
dc.subjectApproaches to learningpt_PT
dc.subjectApproaches to reachingpt_PT
dc.subjectReflexive learningpt_PT
dc.subjectPhilosophypt_PT
dc.titlePensar o aprender e o ensinar : da reflexão à filosofia da açãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
20710.pdf
Size:
1.34 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: