Publication
Pensar o aprender e o ensinar : da reflexão à filosofia da ação
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Xavier, Maria Raul Andrade Martins Lobo | |
| dc.contributor.advisor | Trigo, Maria Luísa da Mota Teixeira Ribeiro | |
| dc.contributor.author | Marques, Maria Luísa de Moura Leitão | |
| dc.date.accessioned | 2016-09-19T15:04:00Z | |
| dc.date.issued | 2013 | |
| dc.date.submitted | 2013 | |
| dc.description.abstract | Ancorada na linha de investigação SAL (Students’ Approaches to Learning), a minha reflexão, enquanto professora há 25 anos, pretende cruzar o entendimento das práticas do passado e do presente. O sistema educativo do século XXI ostenta um paradigma referencial que cruza ensino secundário e universitário num tempo de “Bolonha”. Nesse pano de fundo, o professor emerge desencontrado com o seu tempo, perdendo-se entre o ensino e aprendizagem. A escola e a universidade reclamam a existência de um professor comprometido com uma abordagem ao ensino compreensiva e facilitadora de aprendizagens reflexivas. Invocar acontecimentos e histórias do meu percurso profissional foi vital no entendimento do fenómeno educativo, numa postura meditativa. Mas a componente de reflexão constante no relatório, foi a base de onde se ergueu um trabalho de compreensão da dinâmica que sustém o processo de ensino/aprendizagem. O objetivo é, a partir dele, operacionalizar no presente, ambientes de ensino e aprendizagem sustentados na transversalidade de uma disciplina, a Filosofia, que trabalha o aprender a pensar. | pt_PT |
| dc.description.abstract | Within the SAL (Students’ Approaches to Learning) research, my reflection as a 25 year experienced teacher intends to bridge the knowledge of the past up to the present. The educational system of this century designs a paradigm underlying the Bologna model. Having this background in mind, the present teacher emerges detached from his/her time, finding himself/herself lost between the teaching and the learning. Both schools and universities demand a teacher, whose teaching approach on reflexive learning is both comprehensive and facilitating. It was vital to refer to happenings and stories within my professional path to understand the educational phenomenon on a meditative basis. Thus, the reflexive part of my report reveals itself as the starting point for a work based on understanding the dynamics underlying the teaching/learning process. From here on, the aim is working in the present teaching/learning environments, which are based on the transversality of a subject, in this case Philosophy, which, on its turn, works out learning to think. | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/20710 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Abordagens à aprendizagem | pt_PT |
| dc.subject | Abordagens ao ensino | pt_PT |
| dc.subject | Aprendizagem reflexiva | pt_PT |
| dc.subject | Filosofia | pt_PT |
| dc.subject | Approaches to learning | pt_PT |
| dc.subject | Approaches to reaching | pt_PT |
| dc.subject | Reflexive learning | pt_PT |
| dc.subject | Philosophy | pt_PT |
| dc.title | Pensar o aprender e o ensinar : da reflexão à filosofia da ação | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação |
