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Abstract(s)
The main purpose of this dissertation is to understand companies’ decisions and behaviors in what respects to Corporate Social Responsibility (CSR) traducing them into recommendations that CAIS should implement as a way of leveraging its strategic positioning near present or future partners. The findings of this dissertation might be applied to other NGOs as well.
The pursued qualitative research near portuguese branches revealed an increasing interest over social issues despite their different stances on CSR adoption.
Despite the current obstacles pertaining Social Responsibility to further progress, such as the deficient cooperation among third-sector institutions, poor management skills, monetary and scheduling constraints and social opposing mindsets inside organizations, these companies revealed a great understanding on the strategic benefits arising from cross-sector partnerships, namely the motivational effects on their human capital and differentiation near customers’ and other stakeholders.
The above mentioned obstacles, combined with the criteria relied upon when deciding which social partners to cooperate with and CSR future directions pointed out by organizations allowed to define several recommendations tailored for CAIS pertaining to its inside organization, presentation near companies, intrinsic attitudes and behaviors, cooperation with other NGOs and well as the role of its communicating tools. The derived conclusions will not just turning CAIS and other associations into more complete partners to cope with, but also give for-profit companies important insights on CSR for their own benefit increasing, ultimately, economic and social welfare in the society.
O principal objetivo desta dissertação é entender decisões e comportamentos no que respeita à Responsabilidade Social, transformando-os em recomendações destinadas à melhoria do posicionamento estratégico da Associação CAIS junto dos seus parceiros presentes e futuros. As conclusões desta dissertação poderão ser aplicadas a qualquer outra ONG para além da Associação CAIS. Apesar dos obstáculos que impedem o progresso da Responsabilidade Social, como a limitada cooperação entre instituições do terceiro setor, débil capacidade de gestão das ONGs, restrições monetárias e de agenda, estas revelaram um grande entendimento ao nível dos benefícios estratégicos decorrentes das parcerias socias. Efeitos motivacionais sobre o capital humano e diferenciação junto dos clientes e outros stakeholders foram alguns dos benefícios mencionados. Os obstáculos acima mencionados combinados com os critérios adotados pelas empresas aquando da escolha dos seus parceiros sociais e as linhas condutoras futuras ao nível da responsabilidade social apontadas pelos intervenientes neste estudo, permitiram definir recomendações destinadas à Associação CAIS no que respeita à sua organização interna, apresentação juntos das empresas, atitudes e comportamentos, cooperação com outras ONGs, bem como o papel dos seus meios de comunicação. As conclusões obtidas permitirão não só que a CAIS e outras associações se tornem parceiros mais completos, como dará também às empresas importantes esclarecimentos relativamente aos benefícios que poderão obter através do respetivo envolvimento ao nível da responsabilidade social, o que levará, em última instância, ao aumento do bem-estar social e económico.
O principal objetivo desta dissertação é entender decisões e comportamentos no que respeita à Responsabilidade Social, transformando-os em recomendações destinadas à melhoria do posicionamento estratégico da Associação CAIS junto dos seus parceiros presentes e futuros. As conclusões desta dissertação poderão ser aplicadas a qualquer outra ONG para além da Associação CAIS. Apesar dos obstáculos que impedem o progresso da Responsabilidade Social, como a limitada cooperação entre instituições do terceiro setor, débil capacidade de gestão das ONGs, restrições monetárias e de agenda, estas revelaram um grande entendimento ao nível dos benefícios estratégicos decorrentes das parcerias socias. Efeitos motivacionais sobre o capital humano e diferenciação junto dos clientes e outros stakeholders foram alguns dos benefícios mencionados. Os obstáculos acima mencionados combinados com os critérios adotados pelas empresas aquando da escolha dos seus parceiros sociais e as linhas condutoras futuras ao nível da responsabilidade social apontadas pelos intervenientes neste estudo, permitiram definir recomendações destinadas à Associação CAIS no que respeita à sua organização interna, apresentação juntos das empresas, atitudes e comportamentos, cooperação com outras ONGs, bem como o papel dos seus meios de comunicação. As conclusões obtidas permitirão não só que a CAIS e outras associações se tornem parceiros mais completos, como dará também às empresas importantes esclarecimentos relativamente aos benefícios que poderão obter através do respetivo envolvimento ao nível da responsabilidade social, o que levará, em última instância, ao aumento do bem-estar social e económico.
