Publication
Um outro nome da própria vida : proposta ético-antropológica de aperfeiçoamente da unidade letiva 4 : A Paz Universal da disciplina de EMRC
datacite.subject.fos | Humanidades::Filosofia, Ética e Religião | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Angélico, José Pedro Lopes | |
dc.contributor.author | Rafael, Paulo Sérgio da Silva Brandão | |
dc.date.accessioned | 2021-03-09T12:19:11Z | |
dc.date.available | 2021-03-09T12:19:11Z | |
dc.date.issued | 2020-05-29 | |
dc.date.submitted | 2020 | |
dc.description.abstract | A PazPazPaz é um dos valoresvaloresvalores valores e desejos desejos desejos (aspiração)(aspiração)(aspiração) (aspiração)(aspiração)(aspiração) maismaismais evocado vocadovocado ao longo da história história da humanidade, humanidade,humanidade,humanidade, masmasmas continuacontinua continua a serserser um sonho longe longe de ser ser concretizadoconcretizado concretizado concretizado concretizadoconcretizadoconcretizado e um direito direito direito que urge ser ser defendidodefendidodefendido defendido e praticado. praticado. praticado.praticado.praticado. Os constantesconstantes constantesconstantes conflitosconflitos conflitos armadosarmados armados e ameaçasameaças ameaçasameaçasameaças de guerra guerraguerra guerra promovidospromovidos pelos pelos interesses interessesinteresses interesses particulares particulares particulares particularesparticulares e poderes poderespoderes poderes políticos,políticos, políticos, políticos,políticos, eco nómicos, nómicos,nómicos, religiosos, religiosos, religiosos, religiosos, comerciais,comerciais, comerciais,comerciais, nacionalistas nacionalistasnacionalistas nacionalistas , o aumentoaumento dos fenómenosfenómenosfenómenos de exclusãoexclusãoexclusãoexclusão social, social,social,social, os contínuoscontínuoscontínuos contínuos atentadosatentados atentados contracontra contra a vida humana humana e contracontra a natureza, natureza, natureza,natureza,natureza,natureza, o re aparecimentoaparecimento aparecimento aparecimentoaparecimento aparecimentoaparecimento de ideologias ideologias fundamentalistas fundamentalistas fundamentalistas fundamentalistas qu e promovem promovem uma culturacultura cultura de intolerância intolerância intolerânciaintolerânciaintolerânciaintolerância , de elimielimi elimi nação, nação,nação,nação, de destruição destruição destruiçãodestruição do diferente diferentediferente diferente diferente e de terrorismo terrorismoterrorismo , e as crescentescrescentes crescentes crescentescrescentes desigualdades desigualdades desigualdadesdesigualdadesdesigualdades socioe socioe conómicasconómicas conómicasconómicasconómicas que criamcriam criam um fosso grande grande entreentre ricos ricos e pobres, pobres, gerando gerando gerando situações situações situaçõessituações situações de miséria, miséria, miséria, miséria, impele impele impele -nos a repor repor repor o valor valor da PazPazPaz no horizonte horizonte da educaçãoeducação educaçãoeducaçãoeducaçãoeducação e consequentementeconsequentemente consequentemente consequentementeconsequentemente consequentemente na senda senda do progresso progressoprogresso humano . CasoCasoCaso contráriocontrário contrário , a PazPazPaz será será reduzida reduzida reduzida a uma merameramera noção noçãonoção ou a uma ideia abstrataabstrata abstrata que pouco pouco ou nada nada poderá poderá mudar a mentalidade mentalidade mentalidade mentalidade e a vida da humanidade humanidade e comocomo como tal um valor valor que não não fará faráfará sentido sentidosentido sentido nos (não (não se adequaráadequará adequará adequará aos)aos) objetivo s e conteconte údos curricularcurricularcurricular curricular curriculares pertencentes pertencentes pertencentes pertencentespertencentes à esferaesferaesfera esferaesfera da educação.educação. educação.educação.educação.educação. InstaInsta , então,então, pensar pensar pensarpensar a PazPazPaz comocomo um princípio princípio princípio e valor valor fundamental fundamental fundamental que devedevedeve nortearnortear nortearnortear o ser ser e o agiragir humano humano , e comocomo a condiçãocondição condiçãocondiçãocondição essencialessencial essencial essencialessencialessencial para parapara o desenvolvimento desenvolvimentodesenvolvimentodesenvolvimento desenvolvimento e progresso progresso progressoprogresso da humanidade humanidade . No presente presentepresentepresente relatóri relatóri o, ousamos ousamosousamos edificaredificar edificaredificar a PazPazPaz comcom base base nos conceitosconceitos conceitosconceitos conceitos antropológicosantropológicos antropológicosantropológicos e valores valores valoresvalores éticoséticos éticoséticos de proximidade, proximidade, proximidade, proximidade, hospitalidadehospitalidade hospitalidade e serviço, serviço, serviço,serviço, comcomcom o intuito intuito intuito de contribuircontribuir contribuir para para a reflexão reflexão reflexãoreflexãoreflexão e o enriquecimentoenriquecimento enriquecimentoenriquecimento enriquecimentoenriquecimento da unidade letiva “A PazPazPaz Universal” Universal” Universal” Universal” prescrita prescrita prescrita paraparapara o 7.º ano de escolaridade scolaridade scolaridade scolaridadescolaridade e paraparapara a missão missão da escolaescola escola de educareducar educareducareducar para para a pazpazpaz. Este será será um dos desafios desafiosdesafiosdesafios desafios deste deste relatório. relatório. ProcuraremosProcuraremos Procuraremos ProcuraremosProcuraremosProcuraremos delinear delinear delinear delineardelinear um quadro quadro teórico teórico a partirpartirpartir da perspetiva perspetiva perspetivaperspetiva perspetiva antropológicaantropológica antropológica e éticaética éticaética cristã,cristã, que que possa sustentar sustentar sustentar – isto isto é, tornar tornar-se um referencial referencial referencialreferencialreferencial referencial racio racioracio nal nal – a reflexão reflexão reflexãoreflexãoreflexão e a análiseanálise análise análise do conceitoconceito conceitoconceito conceito e valor valorvalor da Paz.Paz.Paz.Paz. | pt_PT |
dc.description.abstract | Throughout Throughout the history history of humankind, Peace stands stands as one of the most evokedevoked evoked values values andand aspirationsaspirations aspirations aspirations andand yet yet it remains remains a dream dreamdream far far from from comingcoming coming true andand a right that urges urges to be defended defended defended defended andand practised. practised.practised. practised. practised. The ongoing armedarmed armed conflictsconflicts conflicts conflictsconflicts andand war war threats threatsthreats fostered fostered fostered by private private interests interestsinterestsinterestsinterests andand by political, political, political,political,political, economic,economic,economic, economic,economic, religious, religious, religious, religious, trade trade or nationnationnation nation selfselfself -interest interestinterest interest powers powers , the rise of social social exclusionexclusion exclusion exclusion phenomena, phenomena, phenomena,phenomena, the the constantconstant constantconstant attacksattacks attacksattacksattacks on human humanhuman life, life, life, the damagedamagedamage inflicted inflicted on nature,nature,nature, nature, the resurgence resurgence resurgenceresurgence resurgence of fundamentalist fundamentalistfundamentalist fundamentalist fundamentalist ideologies that incite a cultureculture culture of intolerance, intolerance, intolerance,intolerance, intolerance,intolerance, eradication,eradication, eradication, eradication,eradication, eradication, destruction destruction destruction destruction of what what is different differentdifferentdifferentdifferent andand terrorism, terrorism, terrorism, terrorism, andand the growth growth of socio socio -economiceconomiceconomic economic inequalities inequalities inequalities inequalitiesinequalities that thatthat createcreate createcreate a wide gap gap betweenbetweenbetween betweenbetween rich richrich andand poor, generatinggeneratinggenerating generating generating generating extremeextreme extreme poverty, poverty, impel impel impel us to re -establishestablish establish the value value of PeacePeacePeacePeacePeace on the horizon horizon of educationeducation educationeducation education andand subsequently subsequently subsequently on the path path of human progress. progress. progress. Otherwise, Otherwise,Otherwise, Otherwise, PeacePeacePeacePeacePeace will be reduced reduced reducedreduced to a simple simple notion notion or an abstractabstract abstractabstract idea that will bring little littlelittle little or no changechange change to the mentality mentality mentality andand life life of the humankind andand therefore thereforetherefore therefore a value value that won’t won’t befit befit educationaleducational educationaleducational educational educational aimsaims aims andand curriculacurriculacurricula curriculacurriculacurricula contents.contents. It is then thenthen imperative imperative imperativeimperativeimperative imperative to regardregardregard regard PeacePeacePeacePeacePeace as a fundamental fundamental fundamental pri nciple nciple nciple andand value valuevalue that should should guide both the human human being being andand proceeding proceedingproceedingproceeding proceeding andand as the precondition preconditionprecondition precondition for human development development development development andand progress progress progressprogressprogressprogress. In the currentcurrent currentcurrentcurrent report,report,report, report, we venture venture venture to build Peace, Peace,Peace,Peace, basing basing it on the anthropologicalanthropological anthropologicalanthropologicalanthropological conceptsconcepts conceptsconcepts andand ethicalethical ethicalethicalethical values values of proximity, proximity, hospitality hospitality hospitality andand service, service, service,service, andand aimaim to contributecontribute contribute both for for the reflectionreflectionreflection reflectionreflection reflection andand enhancementenhancement enhancementenhancement enhancementenhancement of the unit “Universal “Universal “Universal “Universal “Universal Peace” Peace” Peace” Peace” Peace” Peace” set set for the 7th FormForm andand for the mission mission mission of school school to nurture nurture Peace.Peace.Peace.Peace.Peace.Peace. This will be one of the challengeschallenges challenges challengeschallenges challenges of this this report.report.report. We will seek seekseek to out line line a theoretical theoreticaltheoretical theoreticaltheoreticaltheoretical framework frameworkframework framework fromfromfrom a ChristianChristian ChristianChristian anthropologicalanthropological anthropological anthropological andand ethicalethical ethicalethicalethical perspectiveperspectiveperspective perspectiveperspective perspective thatthat that may sustain sustainsustain andand become becomebecome a rational rational rational rational benchmarkbenchmarkbenchmark benchmarkbenchmark benchmark for the reflection reflection reflectionreflection reflection andand analysisanalysis analysis analysis of the conceptconcept conceptconcept andand value value of Peace.Peace.Peace.Peace.Peace.Peace. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202556646 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/32174 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | EMRC | pt_PT |
dc.subject | Paz | pt_PT |
dc.subject | Educar | pt_PT |
dc.subject | Proximidade | pt_PT |
dc.subject | Hospitalidade | pt_PT |
dc.subject | Serviço | pt_PT |
dc.subject | Peace | pt_PT |
dc.subject | Nurture | pt_PT |
dc.subject | Proximity | pt_PT |
dc.subject | Hospitality | pt_PT |
dc.title | Um outro nome da própria vida : proposta ético-antropológica de aperfeiçoamente da unidade letiva 4 : A Paz Universal da disciplina de EMRC | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências Religiosas | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Paulo Brandão Rafael_MCR.pdf
- Size:
- 10.66 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format