Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Transnacionalismo e políticas educativas : o impacto do sistema educativo mundial nos sistemas educativos nacionais : o caso Angolano : 1975-2015

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
101312326.pdf2.89 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Tanto os investigadores bem como os actores em políticas educativas são geralmente unânimes no reconhecimento da existência de estruturas supra-nacionais que controlam e coordenam a concepção e execução das políticas educativas ao nível mundial. O sector da educação não está imune do fenómeno da globalização. Nessas últimas décadas têm surgido muitos estudos sobre os efeitos da globalização na educação. Contudo, os autores divergem uns dos outros quanto as perspectivas teóricoconceituais que alicerçam as suas reflexões. Para uns a globalização na educação é “um turbilhão em movimento”. Para outros ela processa-se como um sistema global com um “centro organizador”. É nessa lógica que Azevedo (2000) fala da teoria do Sistema Educativo Mundial (SEM), uma perspectiva que orientou o nosso estudo. O presente trabalho teve como objecto de estudo as políticas educativas angolanas no ensino geral e técnico-profissional, de 1975 a 2015, à luz da teoria do SEM. Pretende, principalmente, suscitar um debate que vise a encontrar estratégias que mais favoreçam a melhoria do sistema do ensino angolano, face ao fenómeno global. Seguimos uma metodologia sobretudo qualitativa, tendo como principal instrumento de trabalho a análise documental. Os documentos estudados foram recolhidos no Ministério da Educação de Angola (MED). No período estudado ficou demonstrado a forte depedência de Angola quanto a concepção e execução das suas políticas educativas, face as estruturas supra-nacionais que regulam as políticas educativas ao nível mundial, em detrimento da originalidade, criatividade e do contexto específico de Angola, tanto no ensino geral como no técnico-profissional.
Researchers as well as the actors of politics of education often agree in acknowledging the existence of supra-natural structures that control and coordinate the conception and execution for educative politics in the World. The educative side is not absence of the globalization system. In the last decades, many studies have been come out about the effects of the globalization in education. However, the authors disagree on the perspectives theoretic-conceptual that solidify their reflections. Some think that globalization in education is a “Whirlwind in movement.” For others, it is a self processing method as global system with “an organized centre.” For this reason, Azevedo (2000) talks about the theory of the World Educational System (WES), a perspective that has oriented our research. Although the subject’s study of this work is the analyse of the Angolan Educational Politics in the general teaching and technical-professional from 1975 to 2015, with the SEM strategic system. The key purpose of this study is to raise a debate to obtain strategies that permit more success for the Angolan teaching system visa-avis to a global one. We had followed a methodology especially qualitative, and had the documental analyse as the key of this work. All the bibliography used for this study had been collected from the Angolan Educational Ministry (MED). In this study, we discovered a strong dependence of Angola in the matter of conception and execution of the educational strategies at the World level, in terms of originality, creativity, and the specific context of Angola, in the general teaching as well as in the technical-professional. There is a big gap on their own strategy.

Description

Keywords

WES Angolan General system teaching and technical-professional SEM Angola Ensino geral e ensino técnico-profissional

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue