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Programas de educação dirigidos ao utente com diabetes mellitus tipo 2: revisão sistemática da literatura

dc.contributor.authorMenino, Eva
dc.contributor.authorDixe, Maria dos Anjos
dc.contributor.authorLouro, Maria Clarisse Martins
dc.contributor.authorRoque, Sofia Maria Borba
dc.date.accessioned2021-09-21T12:49:04Z
dc.date.available2021-09-21T12:49:04Z
dc.date.issued2013-07-16
dc.description.abstractO aumento da longevidade e as problemáticas de saúde associadas ao aumento da incidência da doença crónica, concretamente a diabetes que apresenta implicações documentadas ao nível económico, social e familiar, justificam a necessidade de uma resposta dos serviços de saúde consertada e de qualidade. Esta revisão sistemática tem como objetivo analisar os programas de educação dirigidos ao utente diabético, metodologias de avaliação assim como os respetivos resultados. Os cinco estudos incluídos resultaram duma pesquisa realizada na EBSCOhost e na ISI Web of Knowledge. Os programas de intervenção apresentam metodologias e estruturas distintas, embora todos tenham tido por base teórica a educação para a autogestão. As metodologias de avaliação da eficácia dos programas incidiram essencialmente em parâmetros fisiológicos, embora em alguns estudos tenham sido avaliados parâmetros psicológicos. Os resultados mostram melhorias nos valores da Hemoglobina glicada; da pressão arterial, colesterol, na vigilância oftálmica, autovigilância dos pés e vigilância nefropática, autoeficácia, qualidade de vida, dieta, peso corporal, perímetro abdominal, indicadores de atitude e indicadores de comportamento. Parece haver uma resposta positiva aos programas de intervenção, traduzida em resultados relacionados com parâmetros fisiológicos e parâmetros psicológicos.pt_PT
dc.description.abstractIncreased longevity and health problems associated with the increased incidence of chronic disease, particularly diabetes, which has documented implications at the economic, social and family levels, support the necessity for a response from health services and quality. The aim of this systematic review was to analyze education programs aimed at the diabetic patient, assessment methodologies of programs, and the respective results. The five studies included resulted from a survey conducted in EBSCOhost and ISI Web of Knowledge. Intervention programs have identified different methodologies and different structures, although all have been based on diabetes self-management education. Methodologies for evaluating the effectiveness of programs have focused mainly on physiological parameters, although some studies have been evaluated using psychological parameters. The results show improvements in glycated hemoglobin, blood pressure, cholesterol, ophthalmic surveillance, self-monitoring of renal conditions and the feet, self-efficacy, quality of life, diet, body weight, waist circumference, attitude indicators and performance indicators. There seems to be a positive response to intervention programs, expressed in outcomes related to physiological and psychological parameters.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.12707/riii1247pt_PT
dc.identifier.eid85038117908
dc.identifier.issn0874-0283
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/35052
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação em saúdept_PT
dc.subjectAvaliação de resultados (cuidados de saúde)pt_PT
dc.subjectDiabetes mellituspt_PT
dc.subjectHealth educationpt_PT
dc.subjectOutcome assessment (health care)pt_PT
dc.titleProgramas de educação dirigidos ao utente com diabetes mellitus tipo 2: revisão sistemática da literaturapt_PT
dc.title.alternativeEducation programs aimed at the patient with type 2 diabetes mellitus: systematic review of the literaturept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage143pt_PT
oaire.citation.issue10pt_PT
oaire.citation.startPage135pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Enfermagem Referênciapt_PT
oaire.citation.volume3pt_PT
person.familyNameDixe
person.givenNameMaria dos Anjos
person.identifier.ciencia-idDB15-BD76-2B75
person.identifier.orcid0000-0001-9035-8548
person.identifier.ridB-9257-2018
person.identifier.scopus-author-id55885797900
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication6550fe0d-2188-44f4-a9b1-c0360fc0d1ff
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