Repository logo
 
Publication

Da igualdade à equidade: tensões e desafios de um processo de mudança

dc.contributor.authorMachado, Joaquim
dc.date.accessioned2023-02-06T12:57:12Z
dc.date.available2023-02-06T12:57:12Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractEste artigo centra-se no processo evolutivo da escola a partir da institucionalização do ensino básico. Foca-se nas alterações curriculares produzidas a nível legislativo para os 2.º e 3.º ciclos e reconhece elementos de continuidade e de rutura relativamente aos níveis de ensino secundário que os antecedem, onde assinala uma face mais liberal assente na igualdade formal e outra mais socializante de igualdade material, que acrescentou à pedagogia de tratamento uniforme a promoção do acesso universal. Identifica alterações com vista à promoção do sucesso de todos os alunos que introduziram na educação escolar o conceito de equidade, respeitando a diversidade e diferença de tratamento em nome de mais justiça social. Realça também pontos críticos inerentes à hibridez que carateriza os processos de receção e institucionalização das alterações legislativas na escola, frequentemente debatidos em termos dicotómicos, como a relação entre teoria e prática, mecanização e significação no modo de aprender, organização do ensino por disciplinas e por temas, adaptação a uma cultura identitária e construção de uma identidade valorizadora das diferenças, liberdade de decidir e dever de agir em conformidade.pt_PT
dc.description.abstractThis article focuses on the process of school development from the institutionalization of basic education. It focuses on the curricular changes produced at the legislative level for the 2nd and 3rd cycles and reorganizes elements of continuity and rupture in relation to the levels of secondary education that precede them, where it marks a more liberal perspective based on formal equality and another socializing of material equality, which added to the pedagogy of uniform treatment the promotion of universal access. It identifies changes aimed at promoting the success of all students who have introduced the concept of equity into school education, respecting diversity and different treatment in the name of more social justice. It also highlights critical points inherent to the hybridity that characterizes the processes of reception and institutionalization of legislative changes in schools, often discussed in dichotomous terms, such as the relationship between theory and practice, mechanization and meaning in the way of learning, organization of teaching by subjects and themes, adaptation to the identity culture and the construction of the identity that values differences, freedom to decide and the duty of act accordingly.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34632/investigacaoeducacional.2022.11762pt_PT
dc.identifier.issn1645-4006
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/40125
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEscola democráticapt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectAutonomiapt_PT
dc.subjectPolíticas educacionaispt_PT
dc.subjectDemocratic schoolpt_PT
dc.subjectCurriculumpt_PT
dc.subjectAutonomypt_PT
dc.subjectEducational policiespt_PT
dc.titleDa igualdade à equidade: tensões e desafios de um processo de mudançapt_PT
dc.title.alternativeFrom equality to equity: tensions and challenges of a change processpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage35pt_PT
oaire.citation.issue24pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Investigação Educacionalpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
11762_Article_22208_1_10_20230206.pdf
Size:
219.57 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: