Repository logo
 
Publication

Espiritualidade franciscana hospitaleira : uma chave que abre horizontes na Educação Moral e Religiosa Católica

datacite.subject.fosHumanidades::Filosofia, Ética e Religiãopt_PT
dc.contributor.advisorNunes, José Manuel Valente da Silva
dc.contributor.advisorGarcia Ambrosio, Juan Francisco
dc.contributor.authorAndré, Paula Maria Gonçalves
dc.date.accessioned2018-09-07T09:21:23Z
dc.date.available2018-09-07T09:21:23Z
dc.date.issued2018-06-27
dc.date.submitted2018
dc.description.abstractO presente Relatório pretende descrever a Prática de Ensino Supervisionada (PES) no âmbito do Mestrado em Ciências Religiosas que, para mim, foi uma oportunidade de descoberta e aprendizagem no meu percurso profissional. Durante este itinerário de estágio, tomei consciência, mais uma vez, de que, sem dúvida, os contextos culturais onde nascemos e crescemos influenciam o nosso comportamento e que, também, sem dúvida, a Escola é uma instituição de transmissão e construção de cultura. É assim que este Relatório começa fazendo uma destrinça entre culturas, e cultura do cristianismo, de forma a contextualizar a Prática Letiva da lecionação das Unidades Letivas 1 e 4 do Programa de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), do quinto ano de escolaridade, “Viver Juntos” e “Construir Fraternidade”. Por isso, no desenvolvimento de todo o processo, surgiu a questão: qual o papel da disciplina de EMRC na escola e qual o seu contributo para a construção do bem comum e do cuidado do outro? A partir desta questão, foi feita uma reflexão de modo a apresentar algumas chaves de leitura para essa construção do Bem Comum e do Cuidado do Outro e sobre a forma como o concretizar, na ação educativa, com a contribuição desta disciplina. Sendo múltiplas as chaves que poderíamos encontrar, concluímos que a EMRC é uma; e outra possível é a Cultura Franciscana Hospitaleira, cuja espiritualidade se distingue, na sua essência, pelo cuidar o outro, definindo-se através de um caminho - a pedagogia do amor. Esta pedagogia veicula a prática dos valores da simplicidade, da alegria, do acolhimento e da hospitalidade, expressos na proximidade ao outro. E é a partir destas chaves que, por fim, se apresenta uma proposta pedagógica - a implementação da dinâmica “O Chaveiro”, cujos objetivos promovem o envolvimento dos alunos, familiares e comunidade educativa, e divulgam os conteúdos mais significativas da disciplina de EMRC.pt_PT
dc.description.abstractThis Report intends to describe the Supervised Teaching Practice (ESP) within the Master's Degree in Religious Sciences, which for me was an opportunity for discovery and learning in my professional career. During this internship, I became aware once again that, without doubt, the cultural contexts where we are born and grow influence our behavior and that the School is also an institution of transmission and construction of culture. This is how this Report begins, making a distinction between cultures, and culture of Christianity, in order to contextualize the Learner Practice of Units 1 and 4 of the Catholic Religious and Moral Education Program (EMRC), in the fifth year of schooling: "Living Together" and "Building Fraternity". Therefore, in the development of the whole process, the question arose: what is the role of the EMRC discipline in the school and what is its contribution to the construction of the common good and the care of the other? From this question, a reflection was made in order to present some keys of reading for this construction of the Common Good and Care of the Other and about how to concretize it in the educational action with the contribution of this discipline. With multiple keys we could find, we conclude that the EMRC is one; and another possible is the Franciscan Hospitaller Culture, whose spirituality is distinguished, in its essence, by caring for the other, defining itself through a path - the pedagogy of love. This pedagogy conveys the values of simplicity, joy, and hospitality expressed in the proximity to the other. It is from these keys that, finally, a pedagogical proposal is presented - the implementation of the "O Chaveiro" dynamics, whose objective promotes the involvement of students, families and the educational community, and disseminate the most significant contents of the EMRC discipline.pt_PT
dc.identifier.tid201964368pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/25610
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Moral e Religiosa Católicapt_PT
dc.subjectBem Comumpt_PT
dc.subjectCuidado do outropt_PT
dc.subjectCultura Franciscana Hospitaleirapt_PT
dc.subjectMoral and Catholic Religious Educationpt_PT
dc.subjectCommon Goodpt_PT
dc.subjectCare of the Otherpt_PT
dc.subjectFranciscan Hospitaller Culturept_PT
dc.titleEspiritualidade franciscana hospitaleira : uma chave que abre horizontes na Educação Moral e Religiosa Católicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências Religiosas

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
UCP_Relatório_Paula_André.pdf
Size:
1.67 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: