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Acompanhamento do desenvolvimento de produtos alimentares inovadores para idosos

datacite.subject.fosCiências Agrárias::Biotecnologia Agrária e Alimentarpt_PT
dc.contributor.advisorCalçada, Tânia Claúdia dos Santos Pinto
dc.contributor.authorGarcia, Carolina Parreira
dc.date.accessioned2023-05-15T15:42:23Z
dc.date.available2024-05-15T00:30:44Z
dc.date.issued2022-09-15
dc.date.submitted2022-07
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo acompanhar o desenvolvimento de produtos alimentares inovadores para idosos para a marca própria do Continente, no âmbito do projeto IdeaLab da equipa de inovação de produto da MC Sonae. O IdeaLab utiliza o Design Thinking para envolver o cliente e consumidor no desenvolvimento de produtos de forma a acompanhar e dar resposta às tendências mundiais do mercado. O processo de Design Thinking encontra-se dividido em três etapas, a Inspiração, a Ideação e a Implementação, e neste relatório são descritas as duas primeiras fases do projeto. Com o envelhecimento da população mundial é necessário atender e compreender as necessidades da população idosa em crescimento. Na fase de Inspiração deste projeto foi possível identificar as diferentes necessidades nutricionais, patologias e compreender o público-alvo através de pesquisa bibliográfica, entrevistas e shadowing. Depois de analisada toda a informação recolhida, foi definido o problema a abordar – a desidratação. A desidratação consiste na depleção de água corporal e de eletrólitos devido a perdas hídricas por patologias existentes, à diminuição da ingestão de líquidos ou uma combinação de ambos, sendo que em Portugal cerca de 16,3% dos idosos encontram-se hipohidratados ou em risco de desidratação. A população idosa sabe o que é a desidratação, mas não tem conhecimento da gravidade das suas consequências, e com o envelhecimento natural ocorre a perda da perceção e regulação homeostática da sede, o que agrava a situação. Adicionalmente, muitos idosos não apreciam nem têm estabelecido o hábito de beber água regularmente. Assim, deu-se início à fase de Ideação com a criação de personas e das suas jornadas para, através de sessões de ideação em equipa, se encontrarem as soluções ideais para a população para que se está a desenvolver novas soluções e produtos alimentares. Dessas sessões surgiram três potenciais produtos para promover a hidratação do idoso prevenindo ou controlando a desidratação: filtros para garrafas, garrafões ou AquaLeve® para aromatizar a água; produtos para aromatizar o momento de consumo sem interferir com o sabor da água; e pó, pastilhas efervescentes ou concentrado para dar sabor à água. Conclui-se que estes produtos devem ser práticos, clean label, sem aditivos ou edulcorantes, com sabores tradicionais ou reconhecidos para idosos e com embalagens adaptadas à destreza manual dos idosos para incrementar a adesão a uma maior ingestão hídrica.pt_PT
dc.description.abstractThe aim of this work was to assist the development of innovative food products for the elderly for Continente's own brand, within the scope of the IdeaLab project of the MC Sonae product innovation team. IdeaLab uses Design Thinking to involve the client and consumer in the development of products in order to monitor and respond to global market trends. The Design Thinking process is divided into three stages, Inspiration, Ideation, and Implementation, and this report describes the first two phases of the project. With the aging of the world’s population, it is necessary to meet and understand the needs of the growing elderly population. In the Inspiration phase of this project, it was possible to identify the different nutritional needs, pathologies and understand the target audience through bibliographic research, interviews, and shadowing. After analyzing the information collected, the problem to be addressed was defined – dehydration. Dehydration is defined as the depletion of body water due to pathological fluid loss, decreased fluid intake or a combination of both, in Portugal around 16.3% of the elderly are hypohydrated or at risk of dehydration. The elderly population knows what dehydration is, but they are not aware of the severity of its consequences, and with natural aging there is a loss of perception of thirst, which aggravates the situation. The elderly do not necessarily appreciate or make a habit of drinking water regularly. Thus, the Ideation phase began with the creation of personas and their journeys to, through team ideation sessions, find the ideal solutions for the population for which the product is being developed. From these sessions, three potential products emerged to promote hydration among the elderly, preventing dehydration: filters for bottles or AquaLeve® to flavor the water; products to aromatize the moment of consumption without interfering with the taste of the water; and powders, effervescent tablets or concentrates to flavor the water. It is concluded that these products must be clean label, without additives or sweeteners, with traditional or recognized flavors for the elderly, with packaging adapted to the manual dexterity of the elderly and practical.pt_PT
dc.identifier.tid203223179pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/41129
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectDesign thinkingpt_PT
dc.subjectIdosospt_PT
dc.subjectDesidrataçãopt_PT
dc.subjectNovos produtospt_PT
dc.subjectElderlypt_PT
dc.subjectDehydrationpt_PT
dc.subjectNew productspt_PT
dc.titleAcompanhamento do desenvolvimento de produtos alimentares inovadores para idosospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Engenharia Alimentarpt_PT

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