Repository logo
 
Publication

O jornalismo na era da convergência

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicação
dc.contributor.advisorSantos, Rogério José de Almeida
dc.contributor.authorAlmeida, Rafaela Clérigo Ribeiro de
dc.date.accessioned2016-03-04T14:33:38Z
dc.date.available2016-03-04T14:33:38Z
dc.date.issued2016-01-22
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractO processo de produção de notícias tem sofrido alterações ao longo dos últimos anos, tendo a emergência de novos meios de comunicação introduzido novas rotinas produtivas no trabalho jornalístico. Os sitesdos jornais tentam tirar proveito de todas as potencialidades da Internet e o caminho para um jornalismo de convergência vai sendo construído. É importante realçar que cada meio – jornalismo escrito, jornalismo onlinee jornalismo televisivo – adapta-se às características de cada qual, mas molda-sesobretudo às exigências do público, cada vez mais amplo e com tendência a ser um agente participativo nestas esferas. Os media estão a alterar radicalmente a maneira como comunicamos e exemplo disso é a forma como as pessoas interagem com os diferentes meios, especialmente os móveis. Os smartphones e os tablets estão a ganhar terreno como meios de comunicação de excelência. Estes dispositivos possibilitam uma maior aproximação à informação, pois, além de acessórios de moda, são ferramentas de uso pessoal e o utilizador interage constantemente com elas. Os sistemas de alerta para notícias de última hora ou até mesmo as funcionalidades que permitem difundir conteúdos noticiosos personalizados são os ‘últimos gritos’ do jornalismo. A aprendizagem de uma nova linguagem mediática tornou-se imperativa para que, desta maneira, a informação pudesse ser recebida pelos leitores em várias plataformas.Os conteúdos devem ser adaptados e adequados aos media nos quais são transmitidos. Por sua vez, os jornalistasacompanham as necessidades do público e exploram as particularidades que a convergência dos meios potencia. As mudanças nas rotinas, na produção noticiosa - que tem sofrido adaptações e reestruturações -, na difusão de informação e nas formas de consumo pelo público são consequências dos avanços tecnológicos que se têm observado na atividade jornalística.pt_PT
dc.description.abstractThe news production process has experienced changes over the past few years, and the emergence of new media vehicles introduced new productive routines to journalistic work. Newspapers’ sites try to take advantage of all the Internets’ potential and the path for a convergence journalism is being built. It is important to note that each medium – press, online journalism and television – adapts to its own characteristics, but is shaped especially by the demands of the public, increasingly a broader and participatory agent in these spheres. The media are radicallychanging the way we communicate and as an example of that we have the way people interact with different media, especially mobile. Tablets and smartphones are gaining ground as an example of communication excellence. These devices enable an increasedproximity to information because, although they can be considered fashion accessories, they are tools of personal use and people interact constantly with them. The warning systems for breaking news and other features that allow forcustomizednews content are considered cutting-edge journalism practices. Learning a new media language became imperative to ensure that the information could be received by readers in various platforms. Contentshould be adapted and suited to the media in which it is broadcasted. For their part, the journalists follow the public’s needs and particularities, exploring the power of media convergence. The changes in the routines of news production – which have undergone adjustments and restructuring – in diffusion of information and in the forms of their consumption by the audience are consequences of technological advances, observed in journalistic activity.pt_PT
dc.identifier.tid201336510
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/19226
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectConvergênciapt_PT
dc.subjectInteratividadept_PT
dc.subjectJornalismo onlinept_PT
dc.subjectRotinas produtivaspt_PT
dc.subjectValores-notíciapt_PT
dc.subjectConvergencept_PT
dc.subjectInteractivitypt_PT
dc.subjectOnline journalismpt_PT
dc.subjectProductive routinespt_PT
dc.subjectNews valuept_PT
dc.titleO jornalismo na era da convergênciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Comunicação

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201336510.pdf
Size:
2.59 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: