Repository logo
 
Publication

O jornalismo na era da convergĂȘncia

datacite.subject.fosCiĂȘncias Sociais::CiĂȘncias da Comunicação
dc.contributor.advisorSantos, Rogério José de Almeida
dc.contributor.authorAlmeida, Rafaela Clérigo Ribeiro de
dc.date.accessioned2016-03-04T14:33:38Z
dc.date.available2016-03-04T14:33:38Z
dc.date.issued2016-01-22
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractO processo de produção de notĂ­cias tem sofrido alteraçÔes ao longo dos Ășltimos anos, tendo a emergĂȘncia de novos meios de comunicação introduzido novas rotinas produtivas no trabalho jornalĂ­stico. Os sitesdos jornais tentam tirar proveito de todas as potencialidades da Internet e o caminho para um jornalismo de convergĂȘncia vai sendo construĂ­do. É importante realçar que cada meio – jornalismo escrito, jornalismo onlinee jornalismo televisivo – adapta-se Ă s caracterĂ­sticas de cada qual, mas molda-sesobretudo Ă s exigĂȘncias do pĂșblico, cada vez mais amplo e com tendĂȘncia a ser um agente participativo nestas esferas. Os media estĂŁo a alterar radicalmente a maneira como comunicamos e exemplo disso Ă© a forma como as pessoas interagem com os diferentes meios, especialmente os mĂłveis. Os smartphones e os tablets estĂŁo a ganhar terreno como meios de comunicação de excelĂȘncia. Estes dispositivos possibilitam uma maior aproximação Ă  informação, pois, alĂ©m de acessĂłrios de moda, sĂŁo ferramentas de uso pessoal e o utilizador interage constantemente com elas. Os sistemas de alerta para notĂ­cias de Ășltima hora ou atĂ© mesmo as funcionalidades que permitem difundir conteĂșdos noticiosos personalizados sĂŁo os ‘Ășltimos gritos’ do jornalismo. A aprendizagem de uma nova linguagem mediĂĄtica tornou-se imperativa para que, desta maneira, a informação pudesse ser recebida pelos leitores em vĂĄrias plataformas.Os conteĂșdos devem ser adaptados e adequados aos media nos quais sĂŁo transmitidos. Por sua vez, os jornalistasacompanham as necessidades do pĂșblico e exploram as particularidades que a convergĂȘncia dos meios potencia. As mudanças nas rotinas, na produção noticiosa - que tem sofrido adaptaçÔes e reestruturaçÔes -, na difusĂŁo de informação e nas formas de consumo pelo pĂșblico sĂŁo consequĂȘncias dos avanços tecnolĂłgicos que se tĂȘm observado na atividade jornalĂ­stica.pt_PT
dc.description.abstractThe news production process has experienced changes over the past few years, and the emergence of new media vehicles introduced new productive routines to journalistic work. Newspapers’ sites try to take advantage of all the Internets’ potential and the path for a convergence journalism is being built. It is important to note that each medium – press, online journalism and television – adapts to its own characteristics, but is shaped especially by the demands of the public, increasingly a broader and participatory agent in these spheres. The media are radicallychanging the way we communicate and as an example of that we have the way people interact with different media, especially mobile. Tablets and smartphones are gaining ground as an example of communication excellence. These devices enable an increasedproximity to information because, although they can be considered fashion accessories, they are tools of personal use and people interact constantly with them. The warning systems for breaking news and other features that allow forcustomizednews content are considered cutting-edge journalism practices. Learning a new media language became imperative to ensure that the information could be received by readers in various platforms. Contentshould be adapted and suited to the media in which it is broadcasted. For their part, the journalists follow the public’s needs and particularities, exploring the power of media convergence. The changes in the routines of news production – which have undergone adjustments and restructuring – in diffusion of information and in the forms of their consumption by the audience are consequences of technological advances, observed in journalistic activity.pt_PT
dc.identifier.tid201336510
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/19226
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectConvergĂȘnciapt_PT
dc.subjectInteratividadept_PT
dc.subjectJornalismo onlinept_PT
dc.subjectRotinas produtivaspt_PT
dc.subjectValores-notĂ­ciapt_PT
dc.subjectConvergencept_PT
dc.subjectInteractivitypt_PT
dc.subjectOnline journalismpt_PT
dc.subjectProductive routinespt_PT
dc.subjectNews valuept_PT
dc.titleO jornalismo na era da convergĂȘnciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em CiĂȘncias da Comunicação

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201336510.pdf
Size:
2.59 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: