Repository logo
 
Publication

A importância da comunicação não verbal para o bom desempenho das organizações

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorMendes, Américo Manuel dos Santos Carvalho
dc.contributor.authorBorges, Bruno Miguel Correia
dc.date.accessioned2022-08-05T09:08:37Z
dc.date.available2022-08-05T09:08:37Z
dc.date.issued2022-07-04
dc.date.submitted2022-04
dc.description.abstractA iniciativa para o desenvolvimento deste estudo surgiu na sequência de uma reflexão sobre a comunicação como pilar para a gestão e negociação, comunicação esta que tem várias vertentes, sendo uma das principais a não verbal. A comunicação não verbal é um tema que, cada vez mais, está a ganhar grande interesse por parte de investigadores e doutros estudiosos. Os especialistas em comunicação, gestão e em qualquer outra área onde é necessário interagir com outros começam a consciencializar-se que a linguagem não verbal é a base da comunicação. Através dela é possível verificar as verdadeiras intenções das pessoas com quem é estabelecida comunicação e o que realmente é pretendido com cada interação. Desta forma, com este estudo pretende-se alertar para a importância da comunicação não verbal na capacidade de comunicar eficazmente, criar relação e empatia com o recetor da mensagem e aumentar a capacidade de influência. De maneira a perceber a importância dada à comunicação não verbal e quais as práticas comunicativas utilizadas por empresários, gestores e funcionários nos vários tipos de organização efetuou-se um questionário dirigido a estes tipos de pessoas. Posteriormente, apresentaram-se as respostas, analisaram-se os dados recolhidos e tiraram-se conclusões. Foi possível concluir que a grande maioria dos inquiridos atribuem importância significativa à comunicação não verbal, tanto a nível pessoal como a nível profissional e que a importância atribuída depende do género, da área profissional, das habilitações académicas e das competências comunicacionais de cada um.pt_PT
dc.description.abstractThe initiative for the development of this study arose from a reflection on communication as a pillar for management and negotiation, communication that has several aspects, one of the main ones being non-verbal. Non-verbal communication is a topic that is increasingly gaining great interest from researchers and other scholars. Specialists in communication, management and in any other area where it is necessary to interact with others are starting to realize that non-verbal language is the basis of communication. Through it, it is possible to verify the true intentions of the people with whom communication is established and what is really intended with each interaction. In this way, with this study we intend to alert to the importance of non-verbal communication in the ability to communicate effectively, create relationship and empathy with the recipient of the message and increase the ability to influence. To understand the importance given to non-verbal communication and which communicative practices are used by entrepreneurs, managers and employees in the various types of organization, a questionnaire was carried out aimed at these types of people. Afterwards, the answers were presented, the collected data were analyzed and conclusions were drawn. It was possible to conclude that the vast majority of respondents attach significant importance to non-verbal communication, both at a personal and professional level and that the importance attributed depends on the gender, professional area, academic qualifications and communication skills of each one.pt_PT
dc.identifier.tid203042603pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/38523
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectComunicação não verbalpt_PT
dc.subjectLinguagem corporalpt_PT
dc.subjectDicas não verbaispt_PT
dc.subjectOrganizaçãopt_PT
dc.subjectNegociaçãopt_PT
dc.subjectGestãopt_PT
dc.subjectCommunicationpt_PT
dc.subjectNon-verbal communicationpt_PT
dc.subjectBody languagept_PT
dc.subjectNon-verbal tipspt_PT
dc.subjectOrganizationpt_PT
dc.subjectNegotiationpt_PT
dc.subjectManagementpt_PT
dc.titleA importância da comunicação não verbal para o bom desempenho das organizaçõespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
203042603.pdf
Size:
1.66 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: