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Abstract(s)
The present work demonstrates how inventory management can influence the service level within a supply chain structure. The observed company operates in the Optical industry, and it is situated in the last step of the supply chain before contacting the retail stores. Stock lenses were the studied inventory, that allowed to answer the proposed question. A literature review was conducted, documental analysis and structured observation were the chosen methods to collect data, that allowed the mapping of processes, understanding of the flows, identification of waste and improvement opportunities. Tools were applied to improve the inventory management, like ABC Pareto and Min-Max Inventory System with the three-bin system to optimize reordering points. The results show the application of the tools led to a reduction of stockouts of the stock lenses, ensuring a steady supply of the desired lenses and improving the overall Service Level. It was also emphasized that reviewing periodically the supplier performance and updating the reordering point of the products, would be critical to maintain the desired service level.
O presente trabalho demonstra como a gestão de stocks pode influenciar o nível de serviço dentro de uma cadeia de abastecimento. A empresa observada opera no setor ótico e está situada na última etapa da cadeia de abastecimento, fornecendo as lojas de retalho. As lentes de stock foram o inventário estudado, que permitiu responder à questão proposta. Foi realizada uma revisão de literatura, análise documental e observação estruturada que foram os métodos escolhidos para a recolha de dados, que por si, permitiram o mapeamento de processos, a compreensão dos fluxos, a identificação de desperdícios e oportunidades de melhoria. Foram aplicadas ferramentas com o intuito de melhorar a gestão do inventário, como o Pareto ABC e o sistema de inventário Min-Max, com um sistema de três compartimentos para otimizar os pontos de reabastecimento. Os resultados mostram que a aplicação das ferramentas, levaram a uma redução das ruturas de inventário das lentes de stock, garantindo um fornecimento constante das lentes desejadas e, consequentemente, melhorando o nível de serviço. Foi também realçado que rever periodicamente o desempenho dos fornecedores e atualizar o ponto de reabastecimento dos produtos seria fundamental para manter o nível de serviço desejado.
O presente trabalho demonstra como a gestão de stocks pode influenciar o nível de serviço dentro de uma cadeia de abastecimento. A empresa observada opera no setor ótico e está situada na última etapa da cadeia de abastecimento, fornecendo as lojas de retalho. As lentes de stock foram o inventário estudado, que permitiu responder à questão proposta. Foi realizada uma revisão de literatura, análise documental e observação estruturada que foram os métodos escolhidos para a recolha de dados, que por si, permitiram o mapeamento de processos, a compreensão dos fluxos, a identificação de desperdícios e oportunidades de melhoria. Foram aplicadas ferramentas com o intuito de melhorar a gestão do inventário, como o Pareto ABC e o sistema de inventário Min-Max, com um sistema de três compartimentos para otimizar os pontos de reabastecimento. Os resultados mostram que a aplicação das ferramentas, levaram a uma redução das ruturas de inventário das lentes de stock, garantindo um fornecimento constante das lentes desejadas e, consequentemente, melhorando o nível de serviço. Foi também realçado que rever periodicamente o desempenho dos fornecedores e atualizar o ponto de reabastecimento dos produtos seria fundamental para manter o nível de serviço desejado.
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Keywords
Inventory Inventory management Service level Logistics Supply chain Continuous improvement Lean Stock Gestão de stocks Nível de serviço Logística Cadeia de abastecimento Melhoria contínua
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