Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A importância da liderança na disciplina de Formação Musical

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
203035666.pdf5.2 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este trabalho resulta do final do percurso letivo do mestrado em ensino da música na Escola das Artes da Universidade Católica (Porto), e, simultaneamente, do início do percurso de professor de Iniciação, Formação Musical e Coro Infantil na Academia de Música de Vilar do Paraíso. Este ponto de chegada e, ao mesmo tempo, de partida, levou a que procurasse estudar as questões relacionadas com a liderança, no contexto da disciplina de Formação Musical, mais concretamente a postura de líder servidor, partilhada entre escola e família. Na primeira parte do trabalho, é apresentado o relatório da Prática Profissional, em que são dadas a conhecer todas as atividades desenvolvidas durante o período de estágio. Na segunda parte do trabalho, e em complementaridade, é apresentado o Projeto de Intervenção Pedagógica, onde são apresentadas as motivações teóricas e os resultados práticos da ação docente. O carácter do trabalho e contexto em que foi desenvolvido apontam no sentido de valorizar o processo, mais do que os resultados.
This work is the result of the end of my academic path in Master´s Degree in Music Teaching, in the Catholic University School of Arts (Porto). It is also the beginning of the path as Teacher of Music Education ranging from beginners to advanced levels, and Child´s Choir Teacher/Conductor in Academia de Música de Vilar do Paraíso. This point of arrival and at the same time of departure, led me to study and analyze questions concerning leadership in the scope of the subject Music Education, more specifically the role as serving leader, which is shared between school and family. In the first part of this work, the report of my Professional Practice, I portray all the activities developed during the internship/practice. In its second part and as a complement, the Pedagogical Intervention Project, in which the theoretical motivations and practical results of the teaching action are described, is also displayed. The core of the work and the context in which it was developed aim towards the value of the process rather than the results.

Description

Keywords

Aprendizagem Liderança Exemplo Direção Processo Learning Leadership Example Direction Process

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue