| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 1.14 MB | Adobe PDF |
Abstract(s)
The contemporary environment of media skepticism coexists with the high-speed, high-choice information environment that the development of the internet helped create, in which the systematic evaluation of the quality of information sources is all but impossible. In this context, sensationalistic discourse becomes an attention-grabbing tool effective enough to be employed by traditional and alternative media alike, even while both are derided for the practice by public perception and one another. The association between sensationalism, bias, and mistrust begs the question as to what effect exposure to sensationalistic messages in our media diet might have on our willingness to expose ourselves to contradicting information, and what can be done given the answer. To help elucidate what areas might warrant the focus of research efforts, this study used insights from scientific literature on concepts related to sensationalism and information search to conceptualize sensationalism and a model of our ability and motivation to search for information, providing various avenues through which these could be related. Sources of information named by survey respondents were evaluated using an instrument to identify sensationalistic elements, supplementing it with a second instrument based on factors associated with sensationalism use taken from previous research. The correlation of these two measures with the number of information sources or mediums survey respondents used was studied using polynomial regressions across seven different categories, and the potential influence of other variables related to information search on this relationship using moderation regressions. Evidence was found for a probable influence of sensationalism on information source variety for most categories, strongest for personal interests and the economy, and suggesting that the nature and factors affecting this relationship vary both across categories and as the degree of sensationalism increases.
O contexto contemporâneo de ceticismo em relação aos media coexiste com um de informação rápida e ampla escolha que a internet ajudou a criar, no qual a avaliação sistemática da qualidade das fontes de informação é praticamente impossível. O discurso sensacionalista torna-se assim uma ferramenta suficientemente chamativa para ser utilizada tanto pelos meios de comunicação tradicionais como pelos alternativos, mesmo enquanto o público e os outros os criticam por essas práticas. A associação entre sensacionalismo, parcialidade e desconfiança destaca a questão do efeito que a exposição a mensagens sensacionalistas pode ter na nossa disposição para nos expormos a informação contraditória, e o que pode ser feito dada a resposta. Para elucidar as áreas nas quais se justifique concentrar a investigação, este estudo utilizou conhecimentos derivados da literatura científica sobre conceitos relacionados com o sensacionalismo e a procura de informação, conceptualizando o sensacionalismo e um modelo da nossa capacidade e motivação para procurar informação, fornecendo várias vias através das quais estes podem estar relacionados. As fontes de informação mencionadas pelos participantes num inquérito foram avaliadas utilizando um instrumento para identificar elementos sensacionalistas, complementado por um segundo baseado em fatores associados à utilização do sensacionalismo. A correlação entre estas duas medidas e o número de fontes ou meios de informação utilizados pelos participantes foi estudada empregando regressões polinomiais em sete categorias diferentes e a potencial influência de outras variáveis relacionadas com a procura de informação utilizando regressões com moderação. Encontrei provas de uma provável influência do sensacionalismo na variedade de fontes na maioria das categorias, mais forte para interesses pessoais e economia, e sugerindo que a natureza desta relação e os fatores que a afetam variam tanto entre categorias como à medida que o grau de sensacionalismo aumenta.
O contexto contemporâneo de ceticismo em relação aos media coexiste com um de informação rápida e ampla escolha que a internet ajudou a criar, no qual a avaliação sistemática da qualidade das fontes de informação é praticamente impossível. O discurso sensacionalista torna-se assim uma ferramenta suficientemente chamativa para ser utilizada tanto pelos meios de comunicação tradicionais como pelos alternativos, mesmo enquanto o público e os outros os criticam por essas práticas. A associação entre sensacionalismo, parcialidade e desconfiança destaca a questão do efeito que a exposição a mensagens sensacionalistas pode ter na nossa disposição para nos expormos a informação contraditória, e o que pode ser feito dada a resposta. Para elucidar as áreas nas quais se justifique concentrar a investigação, este estudo utilizou conhecimentos derivados da literatura científica sobre conceitos relacionados com o sensacionalismo e a procura de informação, conceptualizando o sensacionalismo e um modelo da nossa capacidade e motivação para procurar informação, fornecendo várias vias através das quais estes podem estar relacionados. As fontes de informação mencionadas pelos participantes num inquérito foram avaliadas utilizando um instrumento para identificar elementos sensacionalistas, complementado por um segundo baseado em fatores associados à utilização do sensacionalismo. A correlação entre estas duas medidas e o número de fontes ou meios de informação utilizados pelos participantes foi estudada empregando regressões polinomiais em sete categorias diferentes e a potencial influência de outras variáveis relacionadas com a procura de informação utilizando regressões com moderação. Encontrei provas de uma provável influência do sensacionalismo na variedade de fontes na maioria das categorias, mais forte para interesses pessoais e economia, e sugerindo que a natureza desta relação e os fatores que a afetam variam tanto entre categorias como à medida que o grau de sensacionalismo aumenta.
Description
Keywords
Bens de informação Confiança Exposição seletiva Information goods Information search Procura de informação Selective exposure Sensacionalismo Sensationalism Trust
Pedagogical Context
Citation
Publisher
CC License
Without CC licence
