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Aplicação de metodologias Lean Management nos processos de suporte

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestão
dc.contributor.advisorRibeiro, Rita Moura Bastos de Almeida
dc.contributor.authorAbrantes, Joana Francisca Vitorino de
dc.date.accessioned2016-03-10T09:23:51Z
dc.date.available2020-02-28T01:30:43Z
dc.date.issued2015-11-05
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractO relatório que se segue, resulta do estágio curricular da autora, desenvolvido no Departamento de Logística da Bosch Termotecnologia SA em Aveiro, entre Setembro de 2014 e Fevereiro de 2015. Aborda a temática da filosofia Lean, revendo conceitos como o Toyota Production System, o Lean Management, o Lean Thinking ,o Lean office, bem como ferramentas e metodologias Lean, que as empresas têm ao seu dispor para uma gestão mais eficiente, visando ganhos de produtividade pela via da eliminação de desperdícios. O trabalho foi desenvolvido dentro da Bosch Termotecnologia, SA, pertencente ao grupo internacional BOSCH, no Departamento da Logística e em particular no LOG9. O LOG9, é o departamento responsável pela gestão de Projetos de todo o departamento e pela coordenação da aplicação dos projetos de melhoria contínua (BPS e Lean Management) em aplicação na empresa. O projeto realizado pela autora, sob o tema “Aplicação de Metodologias Lean Management nos Processos de Suporte” , resulta de um desafio que lhe foi lançado pela Bosch, com o objetivo de aferir do alinhamento entre o nível de maturidade do projeto Lean Management obtido na autoavaliação do departamento, os objetivos do Departamento Lean e a avaliação dos colaboradores da área da Logística, em Dezembro de 2014. Foi concretizado através de um inquérito concebido pela autora (com base num documento de avaliação do Departamento Lean) e realizado a todos os colaboradores do Departamento da Logística. Após tratamento estatístico dos resultados do inquérito e comparação com os restantes aspetos em análise, a autora conclui pela existência, na data em análise, de um grande desfasamento da perceção quanto à maturidade das ferramentas entre as partes envolvidas e por outro lado o não atingimento dos objetivos traçados pelo Departamento Lean, aquando da implementação do projeto. Uma vez chegada a esta conclusão, a autora aponta caminhos e sugestões no sentido de ultrapassar as dificuldades levantadas pelos colaboradores, um maior alinhamento entre todas as partes envolvidas no processo e finalmente, a rápida concretização dos objetivos quanto ao grau de maturidade do projeto Lean.pt_PT
dc.description.abstractThe following report presents the author’s internship program at Bosch Termotecnologia SA - Aveiro, in the Logistics Department, from September 2014 to February 2015. It focusses on Lean’s business philosophy, reviewing concepts such as Toyota Production System, Lean Management, Lean Thinking, Lean office, as well as tools and Lean methodologies, which companies use for more efficient management by increasing productivity through waste elimination. This work was carried out in Bosch Termotecnologia SA, which belongs to BOSCH International Group, in the Logistics Department LOG 9. LOG 9 is the department responsible for all project management and for the coordination and implementation of continuous improvement projects (BPS and Lean Management). The project completed by the author, entitled Application of Lean Management Methodologies in Support Processes, results from a challenge launched by Bosh with the objective of comparing the alignment between the maturity level of the Lean Management project based on the department's self- evaluation, on the Lean department objectives and the logistics department employees’ evaluation in December 2014. This was accomplished by a survey carried out by the author (based on an evaluation document from Lean Department) involving all the logistic department employees. After statistical processing of the survey results and comparing with the other aspects analysed, we were able to conclude through the analysed data that there is a wide gap between the maturity of the tools of all parties involved, and that on the other hand, the objectives outlined by the Lean Department were not achieved. Having reached this conclusion, new directions and suggestions were presented in order to overcome all the problems raised by the employees, a better alignment between all parties involved in the process and finally a rapid realization of Lean’s project objectives and maturity level.pt_PT
dc.identifier.tid201489201
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/19280
dc.language.isoporpt_PT
dc.titleAplicação de metodologias Lean Management nos processos de suportept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestão

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