Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.69 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Educators must modernize their teaching continuously to educate future global leaders and to keep the teaching of international business relevant, engaging and innovative. Recent years have seen a shift away from lecturer-centered pedagogy and towards active learning and the use of cases. The goal of this thesis is to keep the latter approach up to date by designing a teaching case that reflects a novel international business theory. Gaps in previous teaching cases were identified. An example company was selected in accordance with various criteria. Semi-structured interviews and primary data were then used to make the case richer. These steps revealed that the role of business models and internationalization is poorly covered in interna-tional business cases. The theory from Bohnsack, Ciulli and Kolk's (2020) article “The role of business models in firm internationalization: an exploration of European electricity firms in the context of the energy transition” was identified as a relevant basis for a teaching case. Through the example of Galp Energia, the case teaches students how to build on the analysis of the location boundedness of business models and recombination barriers to develop action plans for internationalization. More specifically, the students are taught to assess feasibility, to select business model components for modification (where necessary) and to anticipate barriers to internationalization.
Os educadores devem modernizar continuamente o seu ensino para educar futuros líderes globais e para manter o ensino dos negócios internacionais relevante, envolvente e inovador. Nos últimos anos, verificou-se uma mudança da pedagogia centrada no docente para uma aprendizagem activa e para a utilização de casos. O objectivo desta tese é manter esta última abordagem actualizada através da concepção de um caso de ensino que reflicta uma nova teoria empresarial internacional. Foram identificadas lacunas em casos de ensino anteriores. Foi seleccionada uma empresa exemplo, de acordo com vários critérios. Foram então utilizadas entrevistas semiestruturadas e dados primários para tornar o caso mais rico. Estas etapas revelaram que o papel dos modelos de negócios e da internacionalização é mal coberto em casos de negócios internacionais. A teoria do artigo de Bohnsack, Ciulli e Kolk (2020) "The role of business models in firm internationalization: an exploration of European electricity firms in the context of the energy transition" foi identificada como uma base relevante para um caso de ensino. Através do exemplo da Galp Energia, o caso ensina os estudantes a construir sobre a análise dos limites de localização dos modelos empresariais e das barreiras de recombinação para desenvolver planos de acção para a internacionalização. Mais especificamente, os estudantes são ensinados a avaliar a viabilidade, a seleccionar componentes de modelos de negócio para modificação (quando necessário) e a antecipar barreiras à internacionalização.
Os educadores devem modernizar continuamente o seu ensino para educar futuros líderes globais e para manter o ensino dos negócios internacionais relevante, envolvente e inovador. Nos últimos anos, verificou-se uma mudança da pedagogia centrada no docente para uma aprendizagem activa e para a utilização de casos. O objectivo desta tese é manter esta última abordagem actualizada através da concepção de um caso de ensino que reflicta uma nova teoria empresarial internacional. Foram identificadas lacunas em casos de ensino anteriores. Foi seleccionada uma empresa exemplo, de acordo com vários critérios. Foram então utilizadas entrevistas semiestruturadas e dados primários para tornar o caso mais rico. Estas etapas revelaram que o papel dos modelos de negócios e da internacionalização é mal coberto em casos de negócios internacionais. A teoria do artigo de Bohnsack, Ciulli e Kolk (2020) "The role of business models in firm internationalization: an exploration of European electricity firms in the context of the energy transition" foi identificada como uma base relevante para um caso de ensino. Através do exemplo da Galp Energia, o caso ensina os estudantes a construir sobre a análise dos limites de localização dos modelos empresariais e das barreiras de recombinação para desenvolver planos de acção para a internacionalização. Mais especificamente, os estudantes são ensinados a avaliar a viabilidade, a seleccionar componentes de modelos de negócio para modificação (quando necessário) e a antecipar barreiras à internacionalização.
Description
Keywords
Internationalization Business model specific advantages Location-bound/non-location-bound Business model Recombination barriers International business teaching Internacionalização Vantagens específicas do modelo de negócio Localização-imposto/não-localizado Modelo de negócio Barreiras de recombinação Ensino empresarial internacional