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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
This case is inspired by a real situation felt by the Portuguese non-alcoholic beverage
company Sumol+Compal. If refers to a moment when Sumol+Compal managers realized that
retailers were retaining a great amount of margin, when all the risk and investment is made by
them. With the launching of Compal Essencial in Portugal, Sumol+Compal only retained
20% of its profit. In order to prevent future similar situations and to reinforce their position in
the market, Sumol+Compal managers found a need to develop a new business model that
would (1) reinforce brand loyalty, (2) improve consumer experience with the brand; (3) create
a direct relationship with the consumer and (4) increase long term profitability. This case is,
therefore, about the introduction of a new service – an online platform, analysing its
positioning in the market and regarding their biggest partner – retailing. During the case I
present a brief introduction about the company, the context of its industry as well as
highlights over the new trends of e-commerce, and pros and cons of the platform positioning
as a competitor or a collaborator of retailers.
Este caso é inspirado por uma situação real sentida pela empresa Portuguesa de bebidas não alcoólicas Sumol+Compal. Remete para um momento em que a Sumol+Compal tomou consciência de que a Grande Distribuição acumulava uma margem relativamente alta, quando todo o risco e investimento era feito pela casa. Com o lançamento de Compal Essencial em Portugal, a Sumol+Compal apenas ganhou 20% de todo o lucro. De forma a prevenir situações similares no future e reforçando a sua liderança no mercado, os gestores da Sumol+Compal consideraram a necessidade da criação de um novo modelo de negócio que (1) fortalecesse a lealdade para com marca, (2) melhorasse a experiência do consumidor com a marca, (3), criasse uma relação direta com o consumidor e (4) potenciasse a rentabilidade a longo prazo. Este caso estuda a introdução de um novo serviço – uma plataforma online, onde analisa o seu posicionamento no Mercado e tendo em conta os seus maiores parceiros – a Grande Distribuição. Durante o caso, apresento uma breve introdução sobre a empresa, a indústria em que se encontra, bem como realçar as principais tendências do e-commerce e prós e contras do posicionamento da plataforma, como um concorrente ou colaborador da Grande Distribuição.
Este caso é inspirado por uma situação real sentida pela empresa Portuguesa de bebidas não alcoólicas Sumol+Compal. Remete para um momento em que a Sumol+Compal tomou consciência de que a Grande Distribuição acumulava uma margem relativamente alta, quando todo o risco e investimento era feito pela casa. Com o lançamento de Compal Essencial em Portugal, a Sumol+Compal apenas ganhou 20% de todo o lucro. De forma a prevenir situações similares no future e reforçando a sua liderança no mercado, os gestores da Sumol+Compal consideraram a necessidade da criação de um novo modelo de negócio que (1) fortalecesse a lealdade para com marca, (2) melhorasse a experiência do consumidor com a marca, (3), criasse uma relação direta com o consumidor e (4) potenciasse a rentabilidade a longo prazo. Este caso estuda a introdução de um novo serviço – uma plataforma online, onde analisa o seu posicionamento no Mercado e tendo em conta os seus maiores parceiros – a Grande Distribuição. Durante o caso, apresento uma breve introdução sobre a empresa, a indústria em que se encontra, bem como realçar as principais tendências do e-commerce e prós e contras do posicionamento da plataforma, como um concorrente ou colaborador da Grande Distribuição.