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Da comunicação reflectida e cuidados seguros à excelência dos cuidados

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Este Relatório é o culminar de um percurso intenso,no encontro das competências necessárias ao perfil exigido ao enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica. Insere-­‐se na área curricular do Curso de Mestrado com Especialização em Enfermagem Médico-­‐Cirúrgica da Universidade Católica, com aquisição de conhecimentos em sala de aula até aos estágios onde foram implementadas e desenvolvidas essas competências. É através dele que se demonstra o percurso delineado, que são justificados os objectivos e as actividades desenvolvidas, e que se reflecte sobre o vivenciado. Intitulado “Da Comunicação Reflectida e Cuidados Seguros à Excelência dos Cuidados” por ter uma linha orientadora transversal a todos os estágios: a comunicação e os cuidados seguros, sobretudo as precauções especiais de isolamento, alicerçada numa reflexão critica e tendo como referencial a excelência dos cuidados de enfermagem. Para a descrição dos estágios realizados (Módulo I e III), foi usada uma metodologia descritiva, reflexiva e critica das actividades desenvolvidas tendo em conta o projecto de desenvolvimento delineado. A comunicação foi trabalhada nas várias vertentes, a nível das relações interpessoais, a nível do cuidado, com benefícios para os utentes, para os profissionais e para a instituição. As actividades que promoveram cuidados seguros incluíram a comunicação, formação, normas, entre outras. Todas as actividades promoveram ganhos para a Saúde, elevando a qualidade do serviço prestado. Ficou demonstrado que os objectivos definidos foram atingidos com a qualidade exigida, assim como desenvolvidas competências de enfermeiro especialista em enfermagem Médico-­‐cirúrgica.
This report represents the outcome of an intense path, to achieve the required expertise of a specialist nurse in medical-­‐surgical nursing. It is a component of the curricular area of the Masters with specialization in Medical-­‐Surgical Nursing of Universidade Católica, including acquisition of knowledge and concepts through classes, as well as hands-­‐on practical implementation and development of these concepts. It reflects the path taken, the objectives are justified, the activities developed are described, and a critical discussion of the learning process is presented. The title “From thoughtful communication and safe care to care excellence” reflects the transversal backbone supported by the training periods : the communication and the safe care, specially the concerns with isolation, grounded on critical thinking regarding and framed within nursing excellence. To describe the modules undertaken (Modules I and III), we used a descriptive approach, critically evaluating the activities developed along the delineated development project. Communication was addressed in its various components, including interpersonal interaction, and care level, with benefits for the patients, for the professionals involved and for the institution. The activities promoting safe care included communication, training, house rules, amongst others. All these activities led to Health gains, increasing the quality of the service provided. It was demonstrated that the proposed objectives were accomplished with the required quality, and that the skills of a nurse specialized in Medical-­‐Surgical Nursing were achieved.

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