| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 907.7 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
No atual contexto sociocultural verificamos alterações significativas nos paradigmas de educação e de formação, sendo que a formação oferecida por grande parte das instituições formativas não permite a preparação dos jovens nos diferentes âmbitos da sua vida, tanto do ponto de vista pessoal e social, como do ponto de vista vocacional. Nos últimos anos, tem-se verificado um aumento crescente da investigação na temática do desenvolvimento positivo dos jovens, com vista ao seu crescimento integral. Têm, assim, sido desenvolvidas formações de desenvolvimento pessoal, na quais os jovens são encarados como dotados de potencialidades que podem ser desenvolvidas e potenciadas. Com este estudo pretendeu-se avaliar a eficácia da formação de desenvolvimento pessoal “Zoom Talentos” no desenvolvimento positivo dos jovens, verificando o seu impacto ao nível da realização pessoal, atitude proctiva, autoestima, relacionamento interpessoal e motivação, bem como o impacto causado nos professores participantes, quer ao nível pessoal, quer ao nível profissional. A formação foi realizada com jovens do 10ºano de escolaridade (N=91), em cinco escolas secundárias diferentes. Os resultados demonstraram um aumento nos índices da realização pessoal, atitude proctiva, autoestima, relacionamento interpessoal e motivação.
Description
Keywords
Formação Desenvolvimento pessoal Promoção de competências Sucesso escolar
Pedagogical Context
Citation
COSTA, Liliana Raquel Cunha ; MATIAS ALVES, José - Desenvolvimento pessoal nas escolas: a possibilidade de práticas alternativas e inovadoras. In I Seminário Internacional “Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano”, Porto, Portugal, 23-24 Julho 2015. MACHADO, Joaquim (coord.) - Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano: Atas do I Seminário Internacional. Porto: Universidade Católica Portuguesa. Faculdade de Educação e Psicologia, 2015. ISBN 978-989-99486-0-0. Vol. II – Comunicações Livres. p. 688-701
