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O processo de desenvolvimento de competências especializadas para a excelência do cuidar

datacite.subject.fosCiências Médicas::Ciências da Saúde
datacite.subject.sdg03:Saúde de Qualidade
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorEncarnação, Rúben Miguel Câmara
dc.contributor.authorFonseca, Ana Catarina Sousa
dc.date.accessioned2025-06-25T15:37:22Z
dc.date.available2025-06-25T15:37:22Z
dc.date.issued2025-06-02
dc.date.submitted2025-03
dc.description.abstractO presente documento surge no âmbito da unidade curricular “Estágio Final e Relatório”, integrada no ciclo de estudos do 17º curso do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola de Enfermagem do Porto, da Universidade Católica Portuguesa, sendo representativo de todo o percurso formativo concretizado para a aquisição e desenvolvimento de competências de enfermeiro especialista e mestre em enfermagem. Este processo foi conduzido em dois contextos de prática distintos, sendo efetuado num Serviço de Medicina Intensiva Polivalente e numa Unidade de Cuidados Intermédios Polivalente. O trabalho foi elaborado sob uma metodologia descritiva e crítico-reflexiva, suportado na mais recente evidência científica, através da articulação de vários níveis do saber e processos de reflexão acerca das experiências vivenciadas durante os momentos de prática clínica. A sua fundamentação encontra-se estruturada de acordo com os domínios de competências comuns e específicas do enfermeiro especialista, na respetiva área de especialização, preconizadas pela Ordem dos Enfermeiros. No seu desenvolvimento, foram evidenciadas as atividades concebidas com vista à melhoria contínua da qualidade e desenvolvimento profissional, na construção de um perfil profissional de excelência. A comunicação com a pessoa em situação crítica foi destacada como uma componente central dos cuidados e pilar estruturante da identidade profissional da estudante. Destaca-se, ainda, a investigação desenvolvida nesta área de intervenção, através da elaboração de uma revisão da literatura sobre estratégias de comunicação aumentativa e alternativa no doente adulto com ventilação mecânica invasiva em unidades de cuidados intensivos, sendo este um processo fundamental no desenvolvimento de competências de investigação e de mestre em enfermagem. O cuidado ao outro, especialmente em momentos de vulnerabilidade causados pela doença crítica, exige um compromisso firme com os valores da profissão, sendo o enfermeiro especialista um agente promotor da melhoria dos cuidados prestados, elevando a qualidade, segurança e eficiência das suas intervenções, assumindo, assim, um compromisso contínuo com a excelência do cuidar.por
dc.description.abstractThis document emerges as part of the curricular unit “Estágio Final e Relatório”, integrated into the curricular plan of the 17th course of the Master's Degree in Nursing, with Specialization in Medical-Surgical Nursing in the area of Nursing for People in Critical Situations, at the School of Nursing (Porto), of the Universidade Católica Portuguesa, and is representative of the entire formative process carried out to acquire and develop the skills of a specialist nurse and master in nursing. This process was conducted in two different practice contexts which included an Intensive Care Unit and an Intermediate Care Unit. The work was produced using a descriptive and critical-reflective methodology, supported by the latest scientific evidence, through the articulation of various levels of knowledge and processes of reflection on the experiences lived during clinical practice. The foundation was structured according to the domains of common and specific skills of the specialist nurse, in the respective area of specialization, established by the Ordem dos Enfermeiros. In its development, the activities were highlighted with a focus on continuous quality improvement and professional development, to build a professional profile of excellence. Communication with people in critical situations was mentioned as a central component of care and a structuring pillar of the student's professional identity. In this context, the research conducted in this area of intervention was emphasized, through the review of the literature on augmentative and alternative communication strategies for adult patients with invasive mechanical ventilation in intensive care units, which is a fundamental process in the development of master skills. Caring for others, especially in moments of vulnerability caused by critical illness, requires a firm commitment to the values of the profession, with the specialist nurse being an agent that promotes the improvement of the care provided, raising the quality, safety, and efficiency of their interventions, therefore assuming a continuous commitment to excellence in care.eng
dc.identifier.tid203954513
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/53782
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjectEnfermeiro especialista
dc.subjectExcelência do cuidar
dc.subjectPessoa em situação crítica
dc.subjectComunicação em enfermagem
dc.subjectSpecialist nurse
dc.subjectExcellence in care
dc.subjectCritical ill patient
dc.subjectNursing communication
dc.titleO processo de desenvolvimento de competências especializadas para a excelência do cuidarpor
dc.title.alternativeThe process of developing specialized skills for excellence in careeng
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.nameMestrado em Enfermagem

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