Repository logo
 
Publication

Desenhar e implementar um sistema de learning analytics no ensino superior

dc.contributor.authorFerreira, Sérgio André
dc.contributor.authorAndrade, António
dc.date.accessioned2017-01-26T16:05:12Z
dc.date.available2017-01-26T16:05:12Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractA utilização de plataformas tecnológicas com base de funcionamento online, com destaque para os Learning Content Management System (LCMS), tem ganho uma importância crescente nas Instituições de Ensino Superior (IES). Da atividade dos alunos e professores nestas plataformas resulta um imenso trilho de cliques, que se traduz no registo de um enorme volume de dados – Big Data – no sistema. A ideia do Learning Analytics (LA) é simples e tem associado um potencial transformativo muito elevado: o aproveitamento destes dados permite um processo de tomada de decisão mais informada, abrindo as portas a um novo modelo na gestão das IES nos campos pedagógico e da eficiência organizacional. Contudo, a abordagem à temática dos LA ainda está na infância e a operacionalização eficaz exige respostas a grandes desafios no domínio tecnológico, educacional e das políticas. O trabalho aqui apresentado insere-se neste contexto. Na Universidade Católica Portuguesa - Porto está em curso o desenvolvimento de um sistema LA alimentado com dados do LCMS institucional - Blackboard – que tem como objetivo posicionar cada unidade curricular (UC) e faculdade numa matriz de cinco níveis de integração do LCMS no processo formativo. A matriz foi construída com base em modelos internacionais e considerou-se as funcionalidades oferecidas pelo LCMS. Para dar resposta aos requisitos desta matriz, desenhou-se todo o backoffice do sistema de extração e análise de dados no LCMS. Adicionalmente, foi construída e validada uma escala que contempla as mesmas dimensões, para aferição da opinião dos estudantes sobre a integração e a importância do LCMS no seu processo de ensino e aprendizagem. Depois de concluída a construção deste LA é objetivo articular esta informação com os resultados académicos dos estudantes (Sistema de Gestão Académica) e avaliação dos docentes/ disciplinas (SIGIQ) - dando-se passos na construção de um Academic Analytics.pt_PT
dc.description.abstractThe use of technology platforms based on online operating, amongst which we can highlight the Learning Content Management System (LCMS), has gained increasing importance in Higher Education Institutions (HEIs). From the activity of students and teachers on these platforms results a huge trail of clicks which is translated into a huge volume of data - Big Data – in the system. The idea of Learning Analytics (LA) is simple and is associated with a very high potential to transform: the use of this data may allow a more informed process of making decisions, opening the door to a new model in the management of HEIs in the fields of teaching and organizational efficiency. However, the approach to the theme of LA is in its infancy and its effective operationalization requires responses to major challenges in technology, education and policies. This study fits into this context. At Universidade Católica Portuguesa – Porto there is an ongoing development of an LA system fed with data from the institutional LCMS - Blackboard - which aims to position each course (UC) and faculty in a matrix with five levels of integration of LCMS in the teaching and learning process. The matrix was built based on international models and the functionality offered by LCMS was taken into consideration. To meet the requirements of this matrix, all the backoffice of the system of data extraction and analysis in the LCMS was drawn up. Additionally, we developed and validated a scale that covers the same dimensions, to gauge students' opinions on the importance and integration of the LCMS in their process of teaching and learning. After completing the construction of this LA the goal is to articulate this information with the learning results of students (Academic Management System) and the evaluation of teachers / subjects (SIGIQ) - taking steps in building an Academic Analyticspt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFERREIRA, Sérgio André; ANDRADE, António - Desenhar e implementar um sistema de learning analytics no ensino superior. Gestão e Desenvolvimento. Viseu. ISSN 0872-556X. Nº 21 (2013), p. 123-146.pt_PT
dc.identifier.doi10.7559/gestaoedesenvolvimento.2013.244
dc.identifier.eissn2184-5638
dc.identifier.issn0872-556X
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/21389
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Católica Portuguesapt_PT
dc.subjectLearning content management systempt_PT
dc.subjectLearning analyticspt_PT
dc.titleDesenhar e implementar um sistema de learning analytics no ensino superiorpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage146pt_PT
oaire.citation.issue21
oaire.citation.startPage123pt_PT
oaire.citation.titleGestão e Desenvolvimentopt_PT
person.familyNameFerreira
person.familyNameAndrade
person.givenNameSérgio André
person.givenNameAntónio Manuel Valente
person.identifier.ciencia-id8816-8BEF-3C54
person.identifier.orcid0000-0003-0231-3484
person.identifier.orcid0000-0001-8096-4720
person.identifier.ridD-7150-2011
person.identifier.scopus-author-id49863223600
person.identifier.scopus-author-id55940826700
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationbf2e28e9-faab-4f0e-9fbc-d66d572eeef5
relation.isAuthorOfPublication05cacc09-a983-46a5-afb3-546f0bb38c3e
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery05cacc09-a983-46a5-afb3-546f0bb38c3e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
gestaodesenvolvimento21_123.pdf
Size:
710.54 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: