Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Desenhar e implementar um sistema de learning analytics no ensino superior

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
gestaodesenvolvimento21_123.pdf710.54 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A utilização de plataformas tecnológicas com base de funcionamento online, com destaque para os Learning Content Management System (LCMS), tem ganho uma importância crescente nas Instituições de Ensino Superior (IES). Da atividade dos alunos e professores nestas plataformas resulta um imenso trilho de cliques, que se traduz no registo de um enorme volume de dados – Big Data – no sistema. A ideia do Learning Analytics (LA) é simples e tem associado um potencial transformativo muito elevado: o aproveitamento destes dados permite um processo de tomada de decisão mais informada, abrindo as portas a um novo modelo na gestão das IES nos campos pedagógico e da eficiência organizacional. Contudo, a abordagem à temática dos LA ainda está na infância e a operacionalização eficaz exige respostas a grandes desafios no domínio tecnológico, educacional e das políticas. O trabalho aqui apresentado insere-se neste contexto. Na Universidade Católica Portuguesa - Porto está em curso o desenvolvimento de um sistema LA alimentado com dados do LCMS institucional - Blackboard – que tem como objetivo posicionar cada unidade curricular (UC) e faculdade numa matriz de cinco níveis de integração do LCMS no processo formativo. A matriz foi construída com base em modelos internacionais e considerou-se as funcionalidades oferecidas pelo LCMS. Para dar resposta aos requisitos desta matriz, desenhou-se todo o backoffice do sistema de extração e análise de dados no LCMS. Adicionalmente, foi construída e validada uma escala que contempla as mesmas dimensões, para aferição da opinião dos estudantes sobre a integração e a importância do LCMS no seu processo de ensino e aprendizagem. Depois de concluída a construção deste LA é objetivo articular esta informação com os resultados académicos dos estudantes (Sistema de Gestão Académica) e avaliação dos docentes/ disciplinas (SIGIQ) - dando-se passos na construção de um Academic Analytics.
The use of technology platforms based on online operating, amongst which we can highlight the Learning Content Management System (LCMS), has gained increasing importance in Higher Education Institutions (HEIs). From the activity of students and teachers on these platforms results a huge trail of clicks which is translated into a huge volume of data - Big Data – in the system. The idea of Learning Analytics (LA) is simple and is associated with a very high potential to transform: the use of this data may allow a more informed process of making decisions, opening the door to a new model in the management of HEIs in the fields of teaching and organizational efficiency. However, the approach to the theme of LA is in its infancy and its effective operationalization requires responses to major challenges in technology, education and policies. This study fits into this context. At Universidade Católica Portuguesa – Porto there is an ongoing development of an LA system fed with data from the institutional LCMS - Blackboard - which aims to position each course (UC) and faculty in a matrix with five levels of integration of LCMS in the teaching and learning process. The matrix was built based on international models and the functionality offered by LCMS was taken into consideration. To meet the requirements of this matrix, all the backoffice of the system of data extraction and analysis in the LCMS was drawn up. Additionally, we developed and validated a scale that covers the same dimensions, to gauge students' opinions on the importance and integration of the LCMS in their process of teaching and learning. After completing the construction of this LA the goal is to articulate this information with the learning results of students (Academic Management System) and the evaluation of teachers / subjects (SIGIQ) - taking steps in building an Academic Analytics

Description

Keywords

Learning content management system Learning analytics

Citation

FERREIRA, Sérgio André; ANDRADE, António - Desenhar e implementar um sistema de learning analytics no ensino superior. Gestão e Desenvolvimento. Viseu. ISSN 0872-556X. Nº 21 (2013), p. 123-146.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue