Publication
Os cursos de educação e formação : a perspectiva dos seus intervenientes : análise do contexto real nas escolas do concelho de Viseu
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Célia | |
dc.contributor.author | Soares, Sandra Cristina Salgueiro Alves | |
dc.date.accessioned | 2017-05-24T14:47:27Z | |
dc.date.available | 2017-05-24T14:47:27Z | |
dc.date.issued | 2011-10-07 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.description.abstract | A “Escola para Todos” da atualidade, organiza-se a partir de padrões que instituem a uniformidade, abstraindo-se das particularidades individuais. A criação de Cursos que direcionem os jovens para um ensino diferenciado, de cariz vocacional e voltado para o ensino profissional e/ou profissionalizante, como é o caso dos Cursos de Educação e Formação (CEF) parece, à partida, responder às necessidades daqueles a quem a escola não tem conseguido acolher e que têm contribuído para o aumento das taxas de insucesso e abandono escolares em Portugal. Apesar de se registar um número crescente de alunos no ingresso aos CEF e de ser reconhecida a sua eficácia, é comummente aceite o estigma a que os cursos se associam. E foi justamente este enquadramento contraditório que nos suscitou a intenção de aprofundar esta problemática, dando voz aos atores deste processo. A investigação apresenta uma análise acerca do funcionamento dos CEF das escolas do concelho de Viseu, tendo como finalidade última perceber se, à luz da legislação subjacente à sua criação, estes percursos concretizam os objetivos que preconizam no atinente à diminuição do abandono escolar, ao cumprimento da escolaridade obrigatória e à obtenção de uma qualificação profissional. É, ainda, problematizada a filosofia dos CEF, do ponto de vista da educação, ou seja, a dialética entre os benefícios que os CEF demonstram no que concerne ao abandono escolar e o estigma existente, no campo político-social. Partindo de uma abordagem mista, consubstanciada pela aplicação de questionários e entrevistas, é observada a perceção dos principais intervenientes dos CEF – Alunos, Docentes, Diretores de Curso e Órgãos de Gestão. Os resultados obtidos sugerem a existência de alguns constrangimentos decorrentes do perfil das turmas, da integração e inclusão dos alunos nas instituições escolares e, sobretudo, da aplicação da recente legislação em vigor. Porém, a potencialidade dos cursos é reconhecidamente extensiva a todos os envolvidos. Neste sentido, são caracterizados e identificados os CEF das escolas em estudo concluindo-se, de um modo geral, que apesar da melhoria dos resultados escolares e da diminuição do abandono escolar, os CEF encontram-se em vias de extinção no concelho. | pt_PT |
dc.description.abstract | The “School for All” of today is organized by standards that confer uniformity, disregarding individual particularities. The emergence of Courses that orientate young people to a differentiated learning, of vocational nature aiming professional teaching, as Educational and Training Courses (CEF), seems the answer for the needs of those whose school has not been able to accommodate and have, therefore, been contributing to the rising of school failure and school dropout rates, in Portugal. In spite of the growing number of students in these denominated CEF and its recognized effectiveness, it is generally accepted the presence of a stigma associated with this kind of Courses. And it was precisely because of this contradictory situation that we were impelled to deepen this issue, by giving voice to the actors of this process. The investigation analyses the performance of the CEF at Viseu’s county schools, with the main purpose of understanding if, under the legislation of its creation, these paths fulfill its main objectives: the decrease of school dropout; the compulsory schooling; the achievement of a professional qualification. It is, still, questioned the CEF philosophy, that is, the dialectic between the benefits that the Courses exhibit for the school dropout and the existing stigma, in political and social terms. The point of view of the main participants - students, teachers, tutors and School Executive – is observed using a mixed methodology, embodied by the application of questionnaires and semi-structured interviews. The results suggest the presence of some constraints caused by the classes profile, the integration and inclusion of students at schools and, mainly, the recent ruling legislation. Nevertheless, the virtues of these courses are acknowledged and extensive to all the involved. In this sense, the CEF of the schools in study are characterized and identified and we come to the conclusion that, in general, despite the improvement on the school results and the decrease on school dropout, the CEF are becoming extinct in the county. | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/22151 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Escola | pt_PT |
dc.subject | Educação e formação | pt_PT |
dc.subject | Insucesso e abandono escolares | pt_PT |
dc.subject | CEF | pt_PT |
dc.subject | School | pt_PT |
dc.subject | Education and training | pt_PT |
dc.subject | School failure | pt_PT |
dc.subject | School dropout | pt_PT |
dc.title | Os cursos de educação e formação : a perspectiva dos seus intervenientes : análise do contexto real nas escolas do concelho de Viseu | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação |