Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Da presença de Schelling na estética ontológica de Mikel Dufrenne

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
11396_Texto_del_art_culo_43502_1_10_20201226.pdf246.39 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Problematizaremos a influência da ideia de Natureza de Schelling no pensamento estético de Dufrenne. Uma influência estruturante mas controversa, dada a sua implicação na perceção-limite que ela auspicia: de indiferenciação, em que sujeito e objeto mutuamente se aderem e se constituem, numa correlação a priori. Ora, esta prodigalidade da Natureza manifesta- -se ao propiciar a referida simbiose, e sobretudo ao tornar presente, deixando-o jorrar, um sentido bruto/selvagem, incipiente mas explícito para apontar uma direção de causalidade poiética, gerando a possibilidade de uma interpretação ontológico-metafísica. Torna-se assim tangível uma matriz instauradora, aproximável pela dimensão estético-artística da existência. Daí o seu interesse crítico.
This paper intends to discuss how Schelling’s notion of Nature influences Dufrenne’s aesthetic thought. A key yet controversial influence, as it impacts the perception-limit it heralds: of oneness, whereupon subject and object intertwine in an a priori correlation. Such prodigality of Nature is evident both in this symbiosis and especially in the overf lowing emergence of a brute/wild undercurrent – embryonic yet overt – as a path towards a poietic causality, prone to ontological and metaphysical interpretation. A pursuable matrix thus arises, which can be tapped by the aesthetic-artistic scope of existence. Hence its critical interest.

Description

Keywords

Schelling Mikel Dufrenne Natureza Estética ontológica Experiência estética Nature Ontological aesthetics Aesthetic experience

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue