Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A implementação do ensino do pBuzz como abordagem didática na iniciação do estudo dos instrumentos de sopro de metal : percursos de uma investigação-ação

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
202836304.pdf4.11 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente Relatório Final tem como objetivo principal proporcionar o conhecimento dos percursos realizados no âmbito do meu estágio integrado no Mestrado em Ensino de Música. Encontra-se dividido em duas partes fundamentais: na primeira parte expõe os parâmetros que fundamentam a minha Prática Profissional (PP), na segunda parte apresenta o desenvolvimento do Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP), sob a forma de artigo científico. A temática global que envolveu este Relatório foi a seguinte: “A implementação do ensino do pBuzz como abordagem didática na iniciação do estudo dos instrumentos de sopro de metal: Percursos de uma Investigação-ação”. Ao longo do desenvolvimento da minha Prática Profissional foram abordadas estratégias pedagógicas e didáticas de ensino-aprendizagem no âmbito dos instrumentos de sopro (Trompa) e de Música de Câmara, com alunos do Conservatório de Música e Artes de Lagos (CMAL). Apresentam-se planificações de aulas dadas, reflexões sobre aulas assistidas, entre outros desenvolvimentos. O Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) teve como Objeto (O) de estudo a iniciação à prática do pBuzz, cuja questão central se situa da seguinte forma: Será o pBuzz um instrumento musical adequado na sensibilização de crianças, em idade escolar, para a aprendizagem instrumental da família dos metais? Procurando responder a esta questão e às hipóteses de investigação foi realizado um programa musical, onde o pBuzz foi experienciado por crianças, com idades compreendidas entre os 6 os 8 anos. Os resultados desta experiência encontram-se descritos no desenvolvimento do PIP, e são indicadores da eficácia deste instrumento musical na motivação da aprendizagem musical instrumental.
The main objective of this Final Report is to provide knowledge of the paths taken within the scope of my internship as part of the Master in Music Education. It is divided into two fundamental parts: the first part exposes the parameters that underlie my Professional Practice (PP), the second part presents the development of the Pedagogical Intervention Project (PIP), in the form of a scientific article. The global theme involved in this Report was the following: “The implementation of pBuzz teaching as a didactic approach in the initiation of the study of brass instruments: Paths of an Action-Research”. Throughout the development of my Professional Practice, pedagogical and didactic teaching-learning strategies were approached in the context of wind instruments (horn) and chamber music, with students from the Conservatory of Music and Arts of Lagos (CMAL). Plans of classes given, reflections on classes attended, among other developments, are presented. The Pedagogical Intervention Project (PIP) had as its object of study (O) the initiation to the practice of pBuzz, of which the central question is situated as follows: Is pBuzz an appropriate musical instrument to raise awareness of children, of age school, for the instrumental learning of the metal family? Seeking to answer this question and the research hypotheses, a musical program was carried out, where pBuzz was experienced by children, aged between 6 and 8 years. The results of this experiment are described in the development of the PIP and are indicators of the effectiveness of this musical instrument in motivating instrumental musical learning.

Description

Keywords

Prática profissional Projeto de intervenção pedagógica pBuzz Crianças Professional practice Pedagogical intervention project Children

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue