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A literacia digital dos professores do 2º e 3º ciclos das escolas do concelho de Viseu

datacite.subject.fosHumanidades
dc.contributor.advisorLagarto, José Reis
dc.contributor.authorLopes, Maria da Luz Rodrigues Gomes
dc.date.accessioned2014-04-16T09:43:40Z
dc.date.available2014-04-16T09:43:40Z
dc.date.issued2013
dc.date.submitted2013
dc.description.abstractCentrados numa preocupação fundamental que é a literacia digital dos professores, pretendemos conhecer como os professores percecionam as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), dentro e fora do contexto pedagógico, e de que forma se posicionam face aos novos desafios que se colocam à escola, no âmbito do Plano Tecnológico da Educação. Para tal, ao nível do quadro teórico, mobilizaremos os modelos de análise da forma-ção do professor, mais concretamente a Teoria do Professor-Reflexivo de Schön (1997) e Zeichner (1998), bem como a recente Teoria Conetivista de George Siemens (2004), para melhor compreendermos o modo como o professor está a apropriar-se das TIC, como as integra ou não nas suas práticas letivas e como também vai ultrapassando os medos, recei-os e/ou constrangimentos que eventualmente se têm colocado na sua atividade letiva, fruto das emergentes mudanças que têm ocorrido nas escolas, no que respeita à plena assunção das TIC como instrumento/recurso ao serviço do ensino e da aprendizagem. Em termos metodológicos, o nosso estudo posiciona-se no âmbito do estudo de caso no sentido de querermos obter um conhecimento mais aprofundado da utilização/integração das TIC pelos professores do concelho de Viseu. As técnicas recrutadas foram o inquérito por questionário online dirigido a professores dos 2.º e 3.º ciclos, a entrevista individual aos coordenadores das equipas PTE e a entrevista em focus groups a professores. A partir dos resultados obtidos, foi possível concluir que existe por parte dos profes-sores uma utilização das TIC que se traduz numa perpetuação dos modelos de transmissão de informação e que, embora exista uma atitude positiva face às TIC, os professores carate-rizam-se por uma utilização conservadora e muito centrada nas ferramentas do MS Office. Neste sentido, pensamos que uma forma de transformar este tipo de modelo de ensino com as TIC passa por uma definição de políticas de formação contínua, fundadas nos pressupostos da Teoria do Professor Reflexivo e do Conetivismo, pela respon-sabilização do professor face ao seu desenvolvimento profissional e pela construção de lide-ranças fortes nas escolas/agrupamentos de escolas, capazes de mobilizar toda a comuni-dade educativa num processo reflexivo condutor de mudanças estruturais.por
dc.description.abstractFocused on a main concern which is the teachers´ digital literacy, we aim to know how teachers perceive the ICT inside or outside the pedagogical context and how they react to the new challenges school has to face in the range of the Plano Tecnológico da Educação. To achieve this goal, at the theoretical level, we’ll use the models of the teacher’s training analysis, more specifically Schön (1997) and Zeichner’s (1998) Reflective Teacher theory, as well as the recent George Siemens’s (2004) Connectivist Theory, in order to understand better how they use or don’t use them, in their teaching and how they overcome the fears and/or difficulties that, eventually, appear in their teaching activity and which are the results of the emerging changes that have occurred at schools, concerning the full assumption of ICT as an instrument/a resource serving teaching and learning. In methodological terms our study is a case study in the sense that we intend to achieve a deeper knowledge of the use/integration of ICT by the teachers of Viseu municipality. The procedures we followed were the inquiry by an online questionnaire to teachers of 2nd and 3rd Ciclos, individual interviews with the headmasters of the PTE teams and the interview with the focus groups of teachers. According to the results, it was possible to conclude that the use of ICT by teachers hasn’t changed the pre-existing models of information transmission and although there is a positive attitude towards ICT, teachers still reveal a conservative use of it and are mainly focused on the MS Office tools. Thus, we think that this type of teaching model using ICT can be changed by defining continuous training policies based on assumptions of the Reflective Teacher theory and of Connectivism, on the accountability of the teacher for his professional development and on the building of strong leaderships at schools/school groups, which are capable of mobilizing the whole school community in a reflective process that can lead to structural changes.por
dc.identifier.tid101478461
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/14060
dc.language.isoporpor
dc.subjectLiteracia digitalpor
dc.subjectPlano tecnológico da educaçãopor
dc.subjectProfessor reflexivopor
dc.subjectConetivismopor
dc.subjectTIC e contexto educativopor
dc.subjectDigital literacypor
dc.subjectReflective teacherpor
dc.subjectConnectivismpor
dc.subjectICT in an educational contextpor
dc.titleA literacia digital dos professores do 2º e 3º ciclos das escolas do concelho de Viseupor
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typedoctoralThesispor
thesis.degree.nameDoutoramento em Ciências da Educação

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