Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.03 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
The purpose of this thesis is to study the influence of ALO’s positioning
and targeting on its business, and how it can compromise the entire activity.
ALO is an American brand, launched in 2008 in the USA, with the goal
of selling natural beverages produced directly through the well-known Aloe
Vera plant, providing the consumer with several health and dietary benefits,
together with a great taste. In 2013 ALO was already the number 1 bestselling
brand within the Aloe Vera beverage segment, and the number 2 bestselling
brand within the functional beverage segment, among the markets of
USA and Canada.
It was also during this same year of 2013 that António Lopes decided
to introduce ALO in Portugal and give the opportunity to the Portuguese
population to include this amazing drink in their lives and daily activities. While
people’s minds are changing towards a healthier and balanced life associated
with healthier products’ consumption, the success and acceptance of ALO
can’t be considered “black in white”.
To make this thesis possible, a complex and thorough study and
research was performed and tools used include a Literature Review where the
concepts and theory were studied to better address the following parts of the
thesis; a Case Study written including a proposal of analysis to be used during
class discussions; and a Market Research involving interviews with the
company, Survey and Focus Groups.
Being ALO a 100% natural beverage with healthy and dietary benefits,
António’s first approach was to focus on the part of the population that
practise sports on a regular basis and on places dedicated to natural
products, ending up with an unsustainable business. With the objective of
giving people the opportunity of gathering the pleasure and taste together with
the health and dietary benefits, ALO reached the conclusion that the
consumer is the average Portuguese citizen, above 15, looking for a balanced
life style, trying to keep a healthy life. ALO drink needs to be seen first as a
great drink, with the bonus of being healthy and having great benefits – the
consumer is more worried with the image, and benefits are the differentiation.
Esta tese foi realizada com o objectivo de estudar a influência que o posicionamento e o target da bebida ALO têm no seu negócio, e de que forma podem comprometer o mesmo. ALO é uma bebida americana, introduzida nos EUA em 2008, com o objectivo de vender bebidas naturais produzidas diretamente da planta Aloe Vera, providenciando ao consumidor diversos benefícios de teor saudável e dietético, aleados a um óptimo sabor. Em 2013 a bebida já era considerada o #1 de vendas entre as bebidas de Aloe Vera, e o #2 de vendas no segmento de bebidas funcionais, no mercado Americano e Canadiano. Durante o mesmo ano de 2013 António Lopes decidiu introduzir a bebida em Portugal dando aos portugueses a oportunidade de incluírem uma excelente bebida nas suas vidas. Apesar da mentalidade da população registar uma mudança para uma vida mais saudável e equilibrada, o sucesso e receptividade da bebida ALO não pode ser considerado “preto no branco”. Para tornar esta tese possível, foi realizado um estudo e uma pesquisa de elevada complexidade e rigor, recorrendo a diversas ferramentas, incluindo uma Literature Review onde conceitos e teoria foram estudados de forma a contribuir para uma melhor resolução dos problemas; um Case Study juntamente com uma proposta de análise do mesmo para ser usado durante discussões de perfil académico; e um Market Research integrando entrevistas com a empresa, inquéritos e Focus Groups. Sendo ALO 100% natural com diversos benefícios, a abordagem de António foi focar-se na parte da população que pratica desporto regularmente e em locais dedicados a produtos naturais, acabando por obter um negócio insustentável. Com o objectivo de proporcionar à população a oportunidade de juntar o prazer e o sabor aos benefícios da bebida, ALO chegou à conclusão que o seu consumidor é o cidadão português, mais de 15 anos, em busca de um estilo de vida equilibrado e saudável. A bebida precisa, primeiramente, de ser vista como uma excelente bebida, que tem como extra benefícios de saúde e dieta – o consumidor mantém uma maior preocupação com a sua imagem, sendo os benefícios apenas um factor de diferenciação.
Esta tese foi realizada com o objectivo de estudar a influência que o posicionamento e o target da bebida ALO têm no seu negócio, e de que forma podem comprometer o mesmo. ALO é uma bebida americana, introduzida nos EUA em 2008, com o objectivo de vender bebidas naturais produzidas diretamente da planta Aloe Vera, providenciando ao consumidor diversos benefícios de teor saudável e dietético, aleados a um óptimo sabor. Em 2013 a bebida já era considerada o #1 de vendas entre as bebidas de Aloe Vera, e o #2 de vendas no segmento de bebidas funcionais, no mercado Americano e Canadiano. Durante o mesmo ano de 2013 António Lopes decidiu introduzir a bebida em Portugal dando aos portugueses a oportunidade de incluírem uma excelente bebida nas suas vidas. Apesar da mentalidade da população registar uma mudança para uma vida mais saudável e equilibrada, o sucesso e receptividade da bebida ALO não pode ser considerado “preto no branco”. Para tornar esta tese possível, foi realizado um estudo e uma pesquisa de elevada complexidade e rigor, recorrendo a diversas ferramentas, incluindo uma Literature Review onde conceitos e teoria foram estudados de forma a contribuir para uma melhor resolução dos problemas; um Case Study juntamente com uma proposta de análise do mesmo para ser usado durante discussões de perfil académico; e um Market Research integrando entrevistas com a empresa, inquéritos e Focus Groups. Sendo ALO 100% natural com diversos benefícios, a abordagem de António foi focar-se na parte da população que pratica desporto regularmente e em locais dedicados a produtos naturais, acabando por obter um negócio insustentável. Com o objectivo de proporcionar à população a oportunidade de juntar o prazer e o sabor aos benefícios da bebida, ALO chegou à conclusão que o seu consumidor é o cidadão português, mais de 15 anos, em busca de um estilo de vida equilibrado e saudável. A bebida precisa, primeiramente, de ser vista como uma excelente bebida, que tem como extra benefícios de saúde e dieta – o consumidor mantém uma maior preocupação com a sua imagem, sendo os benefícios apenas um factor de diferenciação.