Repository logo
 
Publication

Aspetos morfológicos do tratamento de dados na gestão escolar. O potencial do Analytics

dc.contributor.authorAndrade, António
dc.contributor.authorFerreira, Sérgio André
dc.date.accessioned2017-07-12T10:08:50Z
dc.date.available2017-07-12T10:08:50Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractAs ondas de choque da Sociedade de Informação chegaram à Universidade e as plataformas tecnológicas impuseram-se como suportes fundamentais na transformação pedagógica e na gestão das várias dimensões de atuação das Instituições do Ensino Superior (IES). Estas plataformas recolhem um enorme volume de dados que progressivamente têm sido aproveitados para uma análise avançada e no suporte à tomada de decisão informada, nomeadamente através de sistemas de Learn Analytics (centrados em métricas que fornecem informação aos departamentos, professores e alunos sobre questões relacionadas com a organização e funcionamento dos cursos ou atividades de aprendizagem dos estudantes) e Academic Analytics (direcionados para o plano da gestão institucional, visando dotar os diretores e administradores de informação relativa às vertentes financeira, capital humano ou alocação de recursos, podendo ter também uma componente nacional ou internacional na comparação de sistemas). Neste trabalho, apresenta-se o estado da arte da utilização dos sistemas de Analytics na Educação, com exploração de casos práticos da sua aplicação, enfatizando-se os aspetos morfológicos desde o acesso e preparação dos dados até à partilha e tomada de decisão. Paralelamente, são exploradas questões relacionadas com aspetos éticos e implicações na organização e cultura das IES que decorrem da utilização destes sistemas.pt_PT
dc.description.abstractThe shock waves of the Information Society have reached University and technology platforms have imposed themselves as key supports in the pedagogical transformation and management of the different dimensions of the performance of Higher Education Institutions (HEIs). These platforms collect a huge volume of data that has gradually been used for advanced analysis and as a support for informed decision making, in particular through the Learn Analytics systems (focusing on metrics that provide information to departments, teachers and students on issues related to the organization and functions of the courses or students learning activities) and Academic Analytics (directed for the planning of institutional management, to provide the directors and managers with information on financial aspects, human capital or allocation of resources, and may also have a national or international component in comparison of systems). In this paper, we present the state of the art of usage of the Analytics systems in education, with the analysis of practical cases of its implementation, with emphasis on the morphological aspects from access and data preparation to sharing and decision making. At the same time, issues related to ethical aspects are explored, as well as the implications in the organization and culture of HEIs that result from the use of these systems.
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationANDRADE, António; FERREIRA, Sérgio André - Aspetos Morfológicos do Tratamento de dados na Gestão Escolar: O Potencial do Analytics. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. ISSN 1645-4006. Vol. 16 (2016), p. 289-316pt_PT
dc.identifier.doi10.34632/investigacaoeducacional.2016.3430
dc.identifier.issn1645-4006
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/22494
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade Católica Portuguesapt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectAcademic analyticspt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectLearn analyticspt_PT
dc.subjectHigher education
dc.titleAspetos morfológicos do tratamento de dados na gestão escolar. O potencial do Analyticspt_PT
dc.title.alternativeMorphological aspects of data processing in school management. The Analytics potentialpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleRevista Portuguesa de Investigação Educacionalpt_PT
person.familyNameAndrade
person.familyNameFerreira
person.givenNameAntónio Manuel Valente
person.givenNameSérgio André
person.identifier.ciencia-id8816-8BEF-3C54
person.identifier.orcid0000-0001-8096-4720
person.identifier.orcid0000-0003-0231-3484
person.identifier.ridD-7150-2011
person.identifier.scopus-author-id55940826700
person.identifier.scopus-author-id49863223600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication05cacc09-a983-46a5-afb3-546f0bb38c3e
relation.isAuthorOfPublicationbf2e28e9-faab-4f0e-9fbc-d66d572eeef5
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery05cacc09-a983-46a5-afb3-546f0bb38c3e

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Aspetos morfológicos do tratamento de dados na gestão escolar. O potencial do analytics.PDF
Size:
713.47 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: