Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Percurso para o desenvolvimento de competências de especialização no cuidado à pessoa em situação crítica

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
203954491.pdf2.07 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório surge no âmbito da unidade curricular Estágio Final e Relatório, integrada no ciclo de estudos do 17º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica, da Escola de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa, no Porto. A referida unidade curricular visa a promoção de oportunidades que permitam ao estudante desenvolver capacidades de análise, reflexão, fundamentação e intervenção eficaz em cenários onde a pessoa em situação crítica é a protagonista. Intitulado de Percurso para o Desenvolvimento de Competências de Especialização no Cuidado à Pessoa em Situação Crítica, este documento assume a missão de descrever, analisar e fundamentar este percurso de desenvolvimento de competências de enfermagem especializada na área de enfermagem à pessoa em situação crítica. Esse processo de desenvolvimento de competências foi realizado ao longo do estágio final, o qual abrangeu dois contextos de cuidados de saúde dedicados à pessoa em situação crítica: cuidados intensivos e serviço de urgência. O presente relatório encontra-se dividido em três partes. A primeira diz respeito à introdução, onde é realizado um enquadramento do presente curso de mestrado, da unidade curricular Estágio Final e Relatório e da sua pertinência no curso. Segue-se a descrição e análise crítico-reflexiva das experiências vivenciadas, dos conhecimentos adquiridos, das atividades realizadas e dos objetivos atingidos, permitindo-me fundamentar este processo de desenvolvimento de competências especializadas na área da enfermagem à pessoa em situação crítica. Por fim, a conclusão, onde é feito um sumário dos especiais contributos que o estágio final teve no desenvolvimento de competências profissionais e académicas, as dificuldades sentidas e as expectativas para o meu futuro enquanto enfermeira especialista e mestre em enfermagem. Sendo este um curso de mestrado numa área de especialização, e não apenas um curso de especialização, importa mencionar as competências académicas desenvolvidas. Estas assentam na capacidade que o estudante deverá apresentar em procurar o conhecimento baseado na melhor evidência científica existente, e utilizá-lo para responder às várias situações e necessidades que vão surgindo ao longo da sua prática, visando a excelência dos cuidados de enfermagem, onde a qualidade é mandatória. A prestação de cuidados de enfermagem especializados visa, não só prestar o melhor cuidado de enfermagem à pessoa em situação crítica e sua família/cuidador, mas também contribuir para a divulgação de novo conhecimento, proveniente de uma prática contínua de pesquisa da evidência científica. Assim, a fundamentação da prática de enfermagem especializada, com base na melhor evidência científica, deverá ser um processo contínuo e motivado, com a ambição da excelência dos cuidados. Nesse sentido, ao longo deste percurso, abracei a oportunidade de contribuir para essa divulgação de conhecimento científico através: da elaboração de um póster, apresentado no I Congresso de Enfermagem Intensiva Polivalente, promovido pela Unidade Local de Saúde Gaia-Espinho; de uma ação de formação à equipa de enfermagem do serviço de medicina intensiva onde estagiei, e da elaboração de um artigo de revisão do tipo scoping, submetido para publicação numa revista científica, com revisão por pares. O percurso efetuado contribuiu positivamente para o desenvolvimento de competências de enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica na área da enfermagem à pessoa em situação crítica. Considero que as competências profissionais aliadas às competências académicas desenvolvidas ao longo deste curso, serão a receita perfeita para a prestação de melhores cuidados de enfermagem, os cuidados de enfermagem especializados.
This report is developed within the scope of the curricular unit Final Internship and Report, which is part of the study program of the 17th Master's Degree in Medical-Surgical Nursing, specializing in Nursing Care for Critically Ill Patients, at the Universidade Católica Portuguesa, in Porto. This curricular unit aims to provide opportunities for students to develop analytical, reflective, evidence based reasoning, and effective intervention skills in scenarios where critically ill patients are the main focus. Entitled Pathway for the Development of Specialization Competencies in the Care of Critical Ill Patient, this document aims to describe, analyze, and justify the process of developing specialized nursing competencies in the field of nursing care for critically ill patients. This competency development process took place during the final internship, which covered two healthcare contexts dedicated to critically ill patients: intensive care and the emergency department. This report is divided into three sections. The first section corresponds to the introduction, which provides an overview of the master’s program, the Final Internship and Report curricular unit, and its relevance within the course. The second section focuses on the development of the work, including a descriptive and critical-reflective analysis of the experiences gained, knowledge acquired, activities performed, and objectives achieved, supporting the process of developing specialized competencies in nursing care for critically ill patients. Finally, the conclusion presents a summary of the main contributions of the final internship to the development of professional and academic competencies, the challenges encountered, and future expectations as a specialist nurse and master's degree holder. As this is a master’s degree program in a specialized field, rather than just a specialization course, it is essential to highlight the academic competencies developed. These are based on the ability of the student to seek knowledge grounded in the best available scientific evidence and apply it to respond to various situations and needs encountered in clinical practice, ensuring nursing care excellence, where quality is mandatory. The provision of specialized nursing care aims not only to deliver the best possible nursing care to critically ill patients and their families/caregivers, but also to contribute to the dissemination of new knowledge derived from continuous engagement with scientific evidence-based practice. Therefore, grounding specialized nursing practice in the best available scientific evidence should be a continuous and motivated process, driven by the ambition for excellence in patient care. In this regard, throughout this journey, I embraced the opportunity to contribute to scientific knowledge dissemination by developing a scientific poster, presented at the 1st Congress on Intensive Nursing Care, promoted by ULS Gaia-Espinho; delivering a training session for the intensive care nursing team where I completed my internship; and developing a scoping review article, submitted for publication in a scientific journal. In conclusion, this journey has significantly contributed to my competency development as a specialist nurse in medical-surgical nursing, particularly in the nursing care of critically ill patients. I believe that the professional competencies, combined with the academic competencies developed throughout this program, form the perfect foundation for delivering high-quality, specialized nursing care.

Description

Keywords

Cuidados de enfermagem Competência Enfermeiro especialista Pessoa em situação crítica Nursing care Competency Specialist nurse Critically ill patient

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue