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Estratégias mobilizadas pelo enfermeiro especialista no processo de supervisão clínica dos pares

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Abstract(s)

Atualmente, vivemos num mundo que está em constante mudança, que sofre diariamente alterações físicas, emocionais e profissionais e que põem as organizações à prova sendo constantemente afetadas, principalmente a nível dos recursos humanos. O supervisado é a pessoa que está em processo de integração numa nova unidade funcional, que adquire competências no âmbito do contexto clínico inserido. Pode-se afirmar que o processo de supervisão clínica não é um processo estanque, mas sim um processo que é adaptado a cada supervisor clínico, mas principalmente a cada supervisado. A Ordem dos Enfermeiros (OE) assume a excelência do cuidar como referência e eixo estruturante das competências profissionais e reconhece, a importância da inclusão da supervisão clínica em enfermagem nos contextos de prática clínica (Ordem dos Enfermeiros, 2010). O presente relatório tem como objetivo geral refletir sobre as atividades desenvolvidas durante as experiências clínicas no âmbito do mestrado em enfermagem, que permitiram a aquisição de competências específicas de enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica: Pessoa em Situação Crítica. Em todos os contextos de estágio foram mobilizados conhecimentos adquiridos ao longo do processo de formação e através da revisão scoping, onde foram transferidos para a prática clínica, permitindo assim planear, executar e refletir sobre as atividades desenvolvidas. De forma a responder à questão “quais as estratégias mobilizadas pelo Enfermeiro durante o processo de supervisão clínica dos pares?”, recorri à metodologia de revisão scoping, segundo as orientações do Joanna Briggs Institute. Este trabalho foi guiado pelo referencial teórico da Patricia Benner e pela teoria do alcance dos objetivos, de Imogene King, encarando o supervisado como iniciado e o supervisor clínico como perito.
Nowadays we live in a world that is in constant change, physical changes, emotional changes and professional changes, and these changes affects the organizations, mainly the human resources. The supervisee is the person who is in the process of being integrated into a new functional unit, who acquires skills in the context of certain clinical context. It can be said that the clinical supervision process is not a watertight process, but rather a process that is adapted to each clinical supervisor and each supervisee. The Ordem dos Enfermeiros assumes the excellence of care as a reference and structuring axis of professional skills and recognizes the importance of including clinical supervision in nursing in the contexts of clinical practice. The present final report has as general objective to reflect on the developed activities during clinical experiences in the context of master’s degree in nursing, which allowed the acquisition of specific competences of Specialist Nurse in Medical-Surgical Nursing: people in critical condition. In all the practical contexts, the knowledge acquired during the training process and from the scoping review was mobilized and transferred, allowing the planning, carrying out and reflecting on the activities developed. To answer the question “what are the strategies mobilized by the Nurse during the clinical supervision process of the colleagues?”, I appealed to the Joanna Briggs Institute methodology of Scoping Revision. This work was guided by the theoretical framework of Patricia Benner and by the theory of goal attainment of Imogene King.

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Enfermagem Enfermeiros Supervisão clínica Integração Competências Nursing Nurse Clinical supervision Integration Competencies Hospital

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