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Caracterização da utilização de emojis e emoticons em contexto de trabalho

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A comunicação via e-mail é a forma dominante de comunicação interna das organizações, sendo caracterizada pela falta de pistas não verbais, o que dificulta a transmissão e identificação das emoções dos interlocutores neste tipo de comunicação. Através de uma amostra de 71 participantes, o presente estudo pretende caracterizar a utilização de emojis e emoticons em comunicações no contexto de trabalho, através da avaliação de várias dimensões associadas a essas representações gráficas, tais como: familiaridade, valência, arousal e significância, frequência de utilização, perceção de adequação, razões para a sua utilização e se a sua utilização se alterou devido à pandemia por COVID19.Para isto, o método do estudo passou pelo desenvolvimento de um questionário. Os resultados demonstraram que com o início da pandemia os participantes passaram a utilizar mais emojis e emoticons, com uma preferência relativa aos emojis, e que passaram a ter, tanto mais razões para a sua utilização, assim como uma maior frequência de utilização. A partir dos resultados também foi possível perceber que o tipo de comunicação (formal ou informal) e a idade são dimensões que devem ser consideradas aquando da utilização dos emojis e emoticons.
Email communication is the main form of internal communication of organizations, being characterized by the lack of nonverbal clues that grim the identification of the interlocutor’s emotions. Through a sample of 71 individuals, this study aims to portray the use of emojis and emoticons in professional interactions, evaluating dimensions as familiarity, arousal, meaningfulness, utilization frequency, perception of suitability, reasons subjacent to its employment and if such utilization has changed due to the COVID19 pandemic. As such, the method applied in this study consisted in a questionnaire through which data was collected and processed via IBM SPSS Statistics (version 26). The results showed that the COVID19 pandemic resulted in a more frequent use of emojis and emoticons (although a more prevalent use of emojis), complemented with a bigger variety of reasons subjacent to its utilization. Equally concludable from the results was the fact that type of communication (formal or informal), as well as age, are dimensions that must be considered when considering the usage of emojis and emoticons.

Description

Keywords

Comunicação Emojis Emoticons Organizações E-mail Communication Organizations

Pedagogical Context

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