Repository logo
 
Publication

O consumo de cirurgia estética: a influência da auto-estima e do materialismo

dc.contributor.authorYamasaki, Viviane
dc.contributor.authorPonchio, Mateus Canniatti
dc.contributor.authorSilva, Susana Costa e
dc.contributor.authorRocha, Thelma Valéria
dc.date.accessioned2014-06-04T09:36:31Z
dc.date.available2014-06-04T09:36:31Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo avaliar a influência da autoestima, da autoavaliação do corpo e do materialismo na aceitação à cirurgia estética em São Paulo (Brasil) e em Porto (Portugal), na visão crosscultural. São revisados os conceitos de autoestima, autoavaliação do corpo, materialismo e aceitação à cirurgia plástica estética (CPE). Os principais estudos que guiaram a mensuração desses construtos neste trabalho são: Rosenberg (1965) e Dini, Quaresma e Ferreira (2004) para autoestima; Marsh e O‟Neill (1984) para autoavaliação do corpo; Richins (2004) e Ponchio e Aranha (2008) para materialismo; e Henderson-King e Henderson-King (2005) e Swami et al. (2011) para aceitação à CPE. Obtiveram-se duas amostras, de tamanhos 217 e 148, compostas por respondentes das cidades de São Paulo e Porto, respectivamente. Os principais resultados indicaram: (i) o efeito de gênero –as mulheres aceitam mais a cirurgia plástica estética do que os homens; (ii) o efeito país –os respondentes de São Paulo aceitam mais a CPE do que os de Porto; (iii) ausência de associação entre autoestima e aceitação à CPE; (iv) fraca associação negativa entre autoavaliação do corpo e aceitação à CPE; e (v)forte evidência de que pessoas mais materialistas aceitam a CPE mais do que as menos materialistas.por
dc.description.abstractThe objective of this study is to evaluate the influence of self-esteem, the person‟s self-appreciation of his/her body, and materialism on the acceptance of cosmetic surgery (ACS), both in Sao Paulo (Brazil) and in Porto (Portugal), using a cross-cultural perspective. The concepts of self-esteem, body appreciation, materialism and acceptance of cosmetic surgery are revised. The main studies that guided the measurement of such constructs in this paper are the following: Rosenberg (1965) and Dini, Quaresma and Ferreira (2004) for self-esteem; Marsh and O‟Neill (1984) for body appreciation; Richins (2004) and Ponchio and Aranha (2008) for materialism; and Henderson-King and Henderson-King (2005) and Swami et al. (2011) for acceptance of cosmetic surgery. Two samples were obtained, comprised of 217 and 148 respondents, from the cities of São Paulo and Porto, respectively. The main findings indicate that: (i) there is a gender effect – women accept cosmetic surgery better than men; (ii) there is a country effect – respondents from Sao Paulo accept cosmetic surgery better than those from Porto; (iii) there is no relationship between self-esteem and ACS; (iv) the association between body appreciation and ACS is weak; and (v) there is strong evidence that materialistic people accept cosmetic surgery better than those less materialistic.
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.identifier.citationYAMASAKI, Viviana...[et al.] - O consumo de cirurgia estética: a influência da auto-estima e do materialismo. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde - RGSS. ISSN: 2316-3712. Vol. 2 N.º 2 (2013), p. 30-52por
dc.identifier.doi10.5585/rgss.v2i2.77
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/14474
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectAutoestimapor
dc.subjectAutoavaliação do corpopor
dc.subjectMaterialismopor
dc.subjectAceitação à cirurgia plástica estéticapor
dc.subjectSelf-esteem
dc.subjectBody appreciation
dc.subjectMaterialism
dc.subjectAcceptance to cosmetic surgery
dc.titleO consumo de cirurgia estética: a influência da auto-estima e do materialismopor
dc.title.alternativeThe cosmetic surgery consumption: influence of self-esteem and materialismpor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage52
oaire.citation.issue2
oaire.citation.startPage30
oaire.citation.titleRevista de Gestão em Sistemas de Saúde
oaire.citation.volume2
person.familyNamePonchio
person.familyNameSilva
person.givenNameMateus
person.givenNameSusana C.
person.identifierE-2200-2014
person.identifier.ciencia-id5818-1A55-F727
person.identifier.orcid0000-0003-1110-8642
person.identifier.orcid0000-0001-7979-3944
person.identifier.ridL-4705-2013
person.identifier.ridE-2200-2014
person.identifier.scopus-author-id57016707800
person.identifier.scopus-author-id37076829400
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublicationd7d65b74-bf65-4825-8fc8-a9ddd452192b
relation.isAuthorOfPublication42214927-65c3-42a2-98ea-ae8c3a3eae19
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery42214927-65c3-42a2-98ea-ae8c3a3eae19

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
O consumo de cirurgia estética- a influência da auto-estima e do materialismo.pdf
Size:
513.4 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: