Repository logo
 
Publication

Que atributos se procuram na escolha de smartphones?

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorSantos, Carlos Manuel Ferreira dos
dc.contributor.authorAlmeida, Catarina de Menezes Caldas Ribeiro de
dc.date.accessioned2017-03-14T15:44:06Z
dc.date.available2017-03-14T15:44:06Z
dc.date.issued2016-07-21
dc.date.submitted2016
dc.description.abstractÉ evidente afirmar que a tecnologia móvel tem ocupado um papel muito importante na forma como o mundo comunica, quer a título pessoal como no mundo de trabalho. Os smartphones têm vindo a diminuir, cada vez mais, a dependência das pessoas para utilizarem computadores, uma vez que estes dispositivos são capazes de permitir aos seus utilizadores fazerem praticamente tudo o que necessitam sem recorrerem aos computadores, substituindo-os deste modo. Por esta e outras razões, hoje-em-dia as pessoas compram cada vez mais estes dispositivos. No entanto, o processo de decisão de compra de um smartphone conta com diversos factores. O principal objectivo deste estudo é explorar os atributos e factores que afectam a intenção de compra dos consumidores aquando da escolha e compra de um smartphone. Os factores que influenciam tais decisões incluem as características do produto, a marca, preço e influências sociais. Adicionalmente, a preferência dos consumidores quanto às especificações dos smartphones como o design, o sistema operativo, internet e conectividade e a velocidade são igualmente examinadas. Os dados para este estudo foram recolhidos através de um questionário realizado online a 187 inquiridos, de idades compreendidas entre os 17 e os 35 anos. Com o apoio do programa SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) foi-nos possível obter resultados que permitem concluir quais os atributos explícitos que os consumidores mais referem nas razões para a escolha de um smartphone, quais os atributos que consideram fundamentais nesses dispositivos, assim como outras conclusões relevantes.pt_PT
dc.description.abstractIt is evident to state that mobile technology has been playing a very important role in the way the World communicates, either at a personal level or in a working environment. Smartphones have been decreasing even more people’s dependency on computers, once these devices are capable of allowing it’s users to do almost anything they need without recurring computers, replacing them this way. For this and other reasons people buy more and more these devices nowadays. Nevertheless the decision process on buying a smartphone involves various factors. The main purpose of this study is to explore the attributes and factors that affect consumers purchase intention when choosing and buying a smartphone. Such factors include product characteristics, its brand, price and social influences. Additionally consumer’s preferences regarding smartphones specifications as design, operating system, internet, connectivity and speed are also analyzed. Data for this study has been collected through an online questionnaire conducted to 187 respondents, with ages comprehended between 17 and 35 years old. With support from SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) program, it was possible to obtain results that allow us to conclude which are the explicit attributes that consumers point out the most when choosing a smartphone, which attributes they consider fundamental on these devices as well as other relevant conclusions. This study aims to contribute as much for future academic studies, as for smartphones producers and its applications developers.pt_PT
dc.identifier.tid201464705pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/21783
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSmartphonept_PT
dc.subjectGeração Ypt_PT
dc.subjectAtributos explícitos e implícitospt_PT
dc.subjectInfluências sociaispt_PT
dc.subjectIntenção de comprapt_PT
dc.subjectY generationpt_PT
dc.subjectExplicit and implicit attributespt_PT
dc.subjectSocial influencespt_PT
dc.subjectBuying intentionpt_PT
dc.titleQue atributos se procuram na escolha de smartphones?pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketing

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201464705.pdf
Size:
988.68 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: