Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A mulher moçambicana na ocupação de cargos de decisão : um estudo de caso no âmbito das direcções provinciais de Nampula

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Este trabalho refere-se a uma tese de investigação conducente ao grau de Doutoramento em Ciências de Educação, área de aprofundamento em Pedagogia Social, intitulada a mulher moçambicana na ocupação de cargos de decisão: um estudo de caso no âmbito das Direções Provinciais de Nampula. Este estudo foi desenvolvido com o intuito de compreender como estão distribuídos os cargos de chefia nas direções provinciais, que critérios e estratégias são usados pelos dirigentes provinciais para a promoção da mulher e as respetivas atividades. No quadro de análise teórica procurámos articular conteúdos alicerçados no campo científico da Pedagogia Social, Educação, Educação Social, relação existente entre a Educação e Desenvolvimento Humano, relação existente entre as mulheres, o desenvolvimento humano e Igualdade de Género, ligação entre a mulher e o poder nas sociedades tradicionais e a ligação entre direitos humanos das mulheres e cidadania, em vista ao alcance dos objetivos da investigação. Na parte empírica, recorreu-se a um paradigma interpretativo ancorado num processo de recolha de dados através de análise documental, de entrevistas semiestruturadas e ainda de observação direta com registos em diário de campo, conforme surge devidamente justificado ao nível da opção metodológica. Este trabalho termina com a análise e discussão dos resultados seguida de considerações finais de carácter global, respeitantes a todo o percurso de investigação. O estudo permitiu-nos concluir que, apesar das políticas existentes no âmbito da promoção social da mulher, há predominância do sexo masculino na ocupação dos cargos de decisões nas Direções Provinciais de Nampula, exceto a Direção Provincial da Mulher e Ação Social e na Unidade de Coordenação de Desenvolvimento Integrado. O estudo concluiu também que, os dirigentes apesar de terem critérios subjetivos na atribuição de cargos de chefia seguem os requisitos estabelecidos pelo Ministério de Administração Pública; sendo a principal estratégia usada para a promoção da mulher a educação/formação.
The present work refers to a research thesis leading to the doctorate qualification in Educational Science, in the area of Social Pedagogy, entitled the Mozambican woman in holding decision making positions: a Case Study in the Provincial Directions of Nampula, this research was conducted with the purpose of understanding how the leadership positions are distributed in the provincial directions, as well as the criteria and strategies used by the provincial leaders for promoting women and her activities. In the framework of theory analysis we are mainly looking at how to master the contents based on scientific field of Social Pedagogy, Education, Social education the relationship existing between the Education and Human Development, the relations existing between women, Human development and gender equality, the relation between women and power in the traditional societies and the relationship between the women human rights and citizenship, to achieve the research objectives. In the empirical part, resorted to an interpretative paradigm anchored in a process of data collection through analysis of documents, semi-structured interviews and direct observation with records in field diary, as duly justified at the level of methodological option. This work ends with the analysis and discussion of the results followed by final considerations of global nature, relating to the whole process of research. The study enabled us to conclude that there is a predominance of male gender to hold decision-making positions in Nampula Provincial Directions, except the Women and Social Service provincial direction, and in the unity of coordination of integrated development; the study also concluded that although the leaders use some subjective criteria in assigning leadership roles, they follow the requirements set by the government, the main strategy used to promote women is the education and training, and the activities are to advise women to study, retrain and to be aware of her human rights.

Description

Keywords

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue