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Abstract(s)
O fenómeno da internacionalização tem vindo a ser intensamente estudado, ao longo dos anos.
Na sua ampla abordagem, tem sido vaticinado como irrevogável e de impacto crescente na
estratégia empresarial. A forma pela qual a internacionalização ocorre está relacionada com os
modos de entrada nos mercados externos, sobre os quais também tem incidido uma investigação
assídua. O consórcio constitui um modo de entrada ao qual tem sido dedicada uma menor
atenção. Assim, parece importante perceber de que forma a actuação em consórcio pode
possibilitar a instalação das empresas nos mercados internacionais. Este estudo procura responder
à questão de «como» internacionalizar, perspectivando o consórcio como o modo mais exequível
de entrada em determinados mercados por parte das empresas de construção. As razões que
determinam a sua escolha têm a ver com aspectos respeitantes às especificidades dos projectos,
dos mercados e da empresa em causa. Na primeira parte deste estudo, é apresentada a revisão de
literatura existente em termos do consórcio enquanto modo de entrada e instrumento de
internacionalização utilizado pelas empresas de construção, donde resulta uma matriz de análise
que revela as motivações conducentes à sua escolha. Na segunda parte é exposto o estudo de caso
do Grupo Mota-Engil, como fonte potencial de informação valiosa que poderá contribuir para a
compreensão do fenómeno em estudo. O caso proporciona a corroboração das motivações
encontradas para a formação de consórcios. O estudo culmina com um conjunto de contributos, limitações e sugestões para futuras investigações.
Description
Keywords
Consórcio Construção Aliança Cooperação Modos de entrada Internacionalização Mota-Engil
Pedagogical Context
Citation
ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO DE ESTRATÉGIA, 2º, Lisboa, Portugal, 20-22 Novembro, 2008 - Actas do 2º Encontro luso-brasileiro de Estratégia. 26p.
