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Advisor(s)
Abstract(s)
Markets reward firms for their innovation capacity to create new products so more firms
engage consumers to be a part of that process. This dissertation explores the consumer
response to communicating co-created products. Literature demonstrates that customers brand
perception plays an important role in defining the likelihood of purchase intention, of a cocreated
luxury and mainstream product. However, it lacks to explain how it is affected by
labelling cosmetic products of luxury and mainstream brands as co-created. The hypotheses
were tested in a survey measuring consumer’s purchase intention, willingness to recommend
and perception of quality and innovation of a co-created product in a luxury and mainstream
cosmetic brand. In this study, we found that labelling products as co-created, results in
different perceptions and behaviours of consumers, towards co-creation in cosmetic luxury
and mainstream brands. It is notable that firm’s reputation benefit from co-creation and it is a
positive input to overcome the disconnection between businesses and potential customers.
Hereby, this dissertation contributes to the literature, by establishing a relation between cocreation
on consumer behaviour, but also, by linking the concept of co-creation with cosmetic
luxury and mainstream brands. Indeed, we focused on developing the theoretical research on
communicating co-creation in specific cosmetic brands, and existing literature is mostly
focused in user-designed products.
Os mercados recompensam as empresas pela sua capacidade de criar novos produtos de forma a que mais empresas envolvam os consumidores em fazerem parte desse processo. Esta dissertação explora a resposta dos consumidores à comunicação de produtos cocriados. A literatura demonstra que a perceção que os consumidores têm das marcas desempenha um importante papel em definir a probabilidade de intenção de compra de produtos de luxo e convencionais. No entanto, carece em explicar como esta é afetada pela comunicação de produtos cosméticos de marcas de luxo e convencionais enquanto produtos desenhados pelos consumidores. As hipóteses foram testadas num questionário, medindo a intenção de compra, vontade de recomendar, a perceção de qualidade e inovação em produtos cocriados de luxo e convencionais no mercado das marcas cosméticas. É notável que a reputação de empresas beneficia de cocriação e representa a capacidade de ultrapassar barreiras entre os negócios e potenciais clientes. Deste modo, esta dissertação contribui para a literatura, por um lado, ao estabelecer uma relação entre cocriação e o comportamento do consumidor, por outro ao ligar o conceito de cocriação e marcas cosméticas de luxo e convencionais. Entretanto, focámos este estudo em desenvolver a pesquisa teórica sobre comunicação de cocriação em marcas cosméticas especificas, sendo que a literatura está mais focada em produtos desenhados pelo consumidor.
Os mercados recompensam as empresas pela sua capacidade de criar novos produtos de forma a que mais empresas envolvam os consumidores em fazerem parte desse processo. Esta dissertação explora a resposta dos consumidores à comunicação de produtos cocriados. A literatura demonstra que a perceção que os consumidores têm das marcas desempenha um importante papel em definir a probabilidade de intenção de compra de produtos de luxo e convencionais. No entanto, carece em explicar como esta é afetada pela comunicação de produtos cosméticos de marcas de luxo e convencionais enquanto produtos desenhados pelos consumidores. As hipóteses foram testadas num questionário, medindo a intenção de compra, vontade de recomendar, a perceção de qualidade e inovação em produtos cocriados de luxo e convencionais no mercado das marcas cosméticas. É notável que a reputação de empresas beneficia de cocriação e representa a capacidade de ultrapassar barreiras entre os negócios e potenciais clientes. Deste modo, esta dissertação contribui para a literatura, por um lado, ao estabelecer uma relação entre cocriação e o comportamento do consumidor, por outro ao ligar o conceito de cocriação e marcas cosméticas de luxo e convencionais. Entretanto, focámos este estudo em desenvolver a pesquisa teórica sobre comunicação de cocriação em marcas cosméticas especificas, sendo que a literatura está mais focada em produtos desenhados pelo consumidor.
Description
Keywords
Innovation Co-creation Communication Brands Consumer behaviour Cosmetics Purchase intention Reputation Perception Inovação Cocriação Comunicação Marcas Comportamento do consumidor Cosméticos Intenção de compra Reputação Perceção
