Repository logo
 
Publication

Adaptação ao ensino superior militar: preditores do sucesso académico

dc.contributor.authorRosinha, António Palma
dc.contributor.authorJúnior, Hermes de Andrade
dc.date.accessioned2021-03-20T17:38:21Z
dc.date.available2021-03-20T17:38:21Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractA cultura militar apresenta características que exigem elevados níveis de adaptação, ao nível psicológico, físico e emocional. Os estudantes do ensino superior militar constituem uma população sujeita a elevados níveis de stress, particularmente durante o primeiro ano da Academia Militar de Portugal. Os cadetes enfrentam diversos desafios para se formarem como oficiais do quadro permanente do Exército Português e da Guarda Nacional Republicana. O estudo pretende identificar e caraterizar os stressores presentes no esforço adaptativo ao ensino superior militar, analisando a forma como evoluem ao longo dos anos e se constituem como possíveis preditores do sucesso académico. A amostra é constituída por 601 candidatos e futuros alunos à Academia Militar. Nesse sentido, foram realizados dois estudos, um de natureza transversal e outro longitudinal, que mostraram que o bem-estar físico e psicológico e a gestão do tempo são os fatores que mais contribuem para a perceção da autoeficácia académica e explicam parcialmente o sucesso académico a médio prazo (segundo ano). O caráter longitudinal do estudo acentua os resultados obtidos e remete para que, em estudos posteriores, se estabeleçam correlações com medidas da autoestima e de desempenho já como oficiais em contexto operacional.pt_PT
dc.description.abstractMilitary culture requires high levels of adaptation at the psychological, physical and emotional levels. Students in military higher education are subject to high stress levels, particularly during the first year at the Military Academy of Portugal. Cadets face several challenges to graduate as permanent officers of the Portuguese Army and the Republican National Guard. This study aims to identify and describe the stressors during the adaptive effort to military higher education, analyzing how they evolve over the years and constitute possible predictors of academic success. The sample gathers 601 candidates and future students at the Military Academy. On this topic, two cross-sectional and longitudinal studies have shown that physical and psychological well-being and time management are the factors that most contribute to the perception of academic self-efficacy and partially explain academic success over the medium term (second year). The longitudinal nature of this research emphasizes the results obtained and suggests that future studies should establish correlations with self-esteem and performance measures as official in an operational context.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.15446/innovar.v30n76.85218pt_PT
dc.identifier.eid85084134688
dc.identifier.issn0121-5051
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/32302
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectAutoeficáciapt_PT
dc.subjectCultura militarpt_PT
dc.subjectEnsino militarpt_PT
dc.subjectStressores militarespt_PT
dc.subjectSucesso académicopt_PT
dc.subjectAcademic successpt_PT
dc.subjectMilitary culturept_PT
dc.subjectMilitary educationpt_PT
dc.subjectMilitary stressorspt_PT
dc.subjectSelf-efficacypt_PT
dc.titleAdaptação ao ensino superior militar: preditores do sucesso académicopt_PT
dc.title.alternativeAdaptation to military higher education: academic success predictorspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage142pt_PT
oaire.citation.issue76pt_PT
oaire.citation.startPage131pt_PT
oaire.citation.titleInnovarpt_PT
oaire.citation.volume30pt_PT
person.familyNameRosinha
person.familyNamede Andrade Júnior
person.givenNameAntónio
person.givenNameHermes
person.identifier.ciencia-idAC11-EF60-5024
person.identifier.orcid0000-0003-0926-3520
person.identifier.orcid0000-0002-3667-1354
person.identifier.scopus-author-id56025636000
person.identifier.scopus-author-id57202866209
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationf33450c1-f5c3-4596-b4d8-c5239d041871
relation.isAuthorOfPublication430fa369-093c-477c-839a-f8bc20bdd816
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery430fa369-093c-477c-839a-f8bc20bdd816

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
20226155.pdf
Size:
4.04 MB
Format:
Adobe Portable Document Format