Publication
Um estudo fNIRS sobre o impacto do jogo Energy na ansiedade
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | |
datacite.subject.sdg | 03:Saúde de Qualidade | |
datacite.subject.sdg | 04:Educação de Qualidade | |
dc.contributor.advisor | Silva, Clédna Patrícia de Oliveira | |
dc.contributor.advisor | Pereira, Diana Cristina Rodrigues | |
dc.contributor.author | Silva, Maria Francisca Paiva Marinho da | |
dc.date.accessioned | 2025-05-20T14:30:48Z | |
dc.date.available | 2025-05-20T14:30:48Z | |
dc.date.issued | 2025-01-22 | |
dc.date.submitted | 2024-10 | |
dc.description.abstract | O interesse no uso de videojogos como forma de intervenção no tratamento de problemas de saúde mental tem aumentado exponencialmente, uma vez que se reconhece o impacto positivo que esses jogos interativos podem oferecer em diferentes condições. Além de promoverem o envolvimento ativo dos pacientes, esses jogos proporcionam uma forma inovadora de terapia que combina entretenimento com abordagens terapêuticas eficazes. Desta forma, foi formulada a hipótese de que determinados videojogos podem contribuir para a mitigação dos sintomas de ansiedade nos jogadores. Para testar esta hipótese foi desenvolvido um protocolo experimental recorrendo à neuroimagiologia, que foi aplicado com33 participantes, com idades compreendidas entre os 18 e os 38 anos. O protocolo consistia, numa primeira fase, na exposição a um teste indutor de stress, onde era pedido aos participantes que respondessem a um conjunto de equações matemáticas num curto espaço de tempo. De seguida, era apresentado aos participantes o jogo de telemóvel, Energy. Ao fim de cada tarefa era também pedido aos participantes que indicassem o seu estado emocional a partir de um affective slider. Os resultados obtidos mostraram que os participantes experienciaram emoções mais positivas e uma maior ativação quando expostos ao Energy em comparação ao teste indutor de stress. Para além disso, verificou-se um aumento da atividade cerebral durante o mesmo. O presente estudo não só contribui para a investigação da eficácia dos videojogos como novas formas inovadoras de intervenção na saúde mental, principalmente do que diz respeito a perturbações de ansiedade, como contribui para a expandir o conhecimento existente sobre as intervenções baseadas em videojogos. | por |
dc.description.abstract | Interest in the use of video games as a form of intervention in the treatment of mental health problems has increased exponentially, as the positive impact that these interactive games can offer in different conditions is recognized. In addition to actively promote patient engagement, these games provide an innovative form of therapy that combines entertainment with effective therapeutic approaches. Thus, it was hypothesized that certain video games can contribute to the mitigation of anxiety symptoms in players. To test this hypothesis, an experimental protocol was developed using neuroimaging, which was applied to 33 participants, aged between 18 and 38 years. The protocol consisted, in a first phase, the exposure to a stress-inducing test, where participants were asked to respond to a set of mathematical equations in a short space of time. Then, the participants were presented with the mobile phone game, Energy. At the end of each task, participants were also asked to indicate their emotional state using an affective slider. The results showed that participants experienced more positive emotions and greater activation when exposed to Energy compared to the stress-inducing test. In addition, an increase in brain activity was observed during the game. This study not only contributes to the investigation of the efficacy of video games as new innovative forms of intervention in mental health, particularly regarding anxiety disorders, but also contributes to expand the existing knowledge on video game-based interventions. | eng |
dc.identifier.tid | 203936701 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.14/53338 | |
dc.language.iso | por | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | Ansiedade | |
dc.subject | fNIRS | |
dc.subject | Videojogos | |
dc.subject | TSST | |
dc.subject | Stress | |
dc.subject | Anxiety | |
dc.subject | Video games | |
dc.title | Um estudo fNIRS sobre o impacto do jogo Energy na ansiedade | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia |