Repository logo
 
Publication

A utilização do jogo da glória virtual: um estudo com professores e alunos de cursos de educação e formação

dc.contributor.authorCruz, Sónia
dc.contributor.authorLeite, Sandra
dc.date.accessioned2023-02-07T12:56:19Z
dc.date.available2023-02-07T12:56:19Z
dc.date.issued2013-07
dc.description.abstractNuma era onde a constante evolução de equipamentos e tecnologias marca a vida de milhões de nativos digitais que vivem e operam num mundo largamente dominado pela tecnologia, os jogos online apresentam-se como um desafio com um forte potencial educativo. Essa constatação exige que os jogos sejam pensados no sentido de serem integrados no contexto educativo. A aplicação em sala de aula do Jogo – “Redes e Hardware” numa turma de 8º ano de um Curso de Educação e Formação pretendeu compreender o seu potencial educativo bem como promover competências e saberes no âmbito da disciplina de Informática. Após a recolha e interpretação dos dados alcançados, conclui-se que a utilização do referido jogo constituiu um fator que motivou os alunos na aprendizagem de conteúdos específicos da disciplina uma vez que os resultados escolares obtidos na avaliação formal indicia a mais-valia da utilização dos jogos sérios nas atividades letivas.pt_PT
dc.description.abstractIn an age where the constant evolution of technologies and equipment marks the life of millions of digital natives, who live and operate in a world largely dominated by technology, online games present themselves as a challenge with strong educational potential. This circumstance requires games to be designed so as to be integrated in the educational context. The use of the Game- "Redes e Hardware" in the classroom, with 8th grade students attending a course of education and training, aimed to understand its educational potential and promote ICT skills and knowledge. After data collection and interpretation, we have concluded that the use of this game was a factor that motivated students to learn specific ICT contents, since formal assessment results indicated the benefit of using serious games in school activities.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.isbn9789899737426
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/40145
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.publisherUniversidade do Minhopt_PT
dc.subjectJogos sériospt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectConhecimentopt_PT
dc.subjectInformáticapt_PT
dc.subjectSerious gamespt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectKnowledgept_PT
dc.subjectInformaticspt_PT
dc.titleA utilização do jogo da glória virtual: um estudo com professores e alunos de cursos de educação e formaçãopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBragapt_PT
oaire.citation.endPage647pt_PT
oaire.citation.startPage629pt_PT
oaire.citation.titleAtas da VII Conferência Internacional de TIC na Educação: aprender a qualquer hora e em qualquer lugarpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
atas_challenges2013_1_.pdf
Size:
959.56 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: