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Advisor(s)
Abstract(s)
No ano lectivo 2003/ 2004, a Escola Básica 3/S Vitorino Nemésio, da Ilha
Terceira, Açores, tornou-se a primeira escola portuguesa com ensino recorrente
mediatizado via Internet, ao nível dos 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário. Nesta
investigação procurámos responder à questão: “Quais as perspectivas de
desenvolvimento futuro do ensino mediatizado recorrente na Região Autónoma
Açores?” Recorremos ao estudo de caso como forma de abordagem da
problemática, na medida em que pretendemos tratar o caso com profundidade,
compreender o modo de funcionamento do sistema na actualidade, identificar os
seus principais pontos fracos e perspectivar formas de potencializar o sistema no
futuro. Os resultados obtidos mostram que o modelo subjacente ao ensino
mediatizado permite vencer algumas das barreiras geográficas e demográficas que o
arquipélago encerra. No entanto, apresenta alguns problemas que importa resolver,
nomeadamente a incipiente formação pedagógica e as limitações técnicas dos
professores no campo das Tecnologias de Informação e Comunicação e do elearning.
O ensino mediatizado pode oferecer outras valências, nomeadamente na
formação contínua de professores e auxiliares de acção educativa e implementar-se,
de forma mais efectiva, fora da Região
Description
Keywords
Avaliação E-learning Ensino a distância Educação de adultos
Pedagogical Context
Citation
FERREIRA, Sérgio André; CARDOSO, Eduardo Luís - Ensino mediatizado no ensino recorrente da Região Autónoma dos Açores – Perspectivas de desenvolvimento. Educação, Formação & Tecnologias. ISSN 1646-933X . Vol. 2, Nº 1 (2009), p. 110-119
Publisher
Educom - APTE
