Repository logo
 
Publication

Metodologia projectual, um método para atingir a criatividade

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educação
dc.contributor.advisorFernandes, Ana Cláudia
dc.contributor.authorBarbosa, Tiago José Vaz
dc.date.accessioned2014-12-03T10:18:09Z
dc.date.available2014-12-03T10:18:09Z
dc.date.issued2014-03-02
dc.date.submitted2013
dc.description.abstractO mito da criatividade ser apenas pertença de alguns, há muito caiu por terra, dando lugar a uma criatividade que a todos pertence e que todos podem desenvolver e manter activa. É neste sentido que propomos a Metodologia projectual de Bruno Munari como um método para desenvolver a criatividade. Ao analisarmos o modo como os alunos respondem às propostas de trabalho que lhes são apresentadas, apercebemo-nos que estes não têm um método que lhes permita criar criativamente, como tal, é urgente procurar incentivar os alunos a criar metodologias de trabalho para atingirem melhores resultados na elaboração dos seus trabalhos. A metodologia projectual de Munari é um exemplo de como os alunos poderão desenvolver as suas respostas devidamente fundamentadas. Para isso, foi proposto a uma turma de 22 alunos, 18 do sexo feminino e 4 do sexo masculino, que elaborasse uma peça de joalharia, seguindo o método projectual de Munari, juntamente com um involucro no qual inseririam a peça e um dossiê de fundamentação e acompanhamento das propostas. Os resultados demonstraram que a metodologia projectual de Bruno Munari se apresenta como um importante contributo para o desenvolvimento da produção criativa dos alunos.por
dc.description.abstractThe myth that creativity only belongs to some has long fallen away, giving place to a creativity that belongs to everyone and that everyone should develop and maintain active. As such we propose the Bruno Munari’s project methodology as a method to developing creativity. By analyzing how students respond to the project proposals presented to them, we realize that they do not have a method that allows them to create creatively, as such, it is urgent to encourage students to create work methods to achieve better results in the preparation of their work. The Munari’s project methodology is an example of how students can develop their reasoned replies. Therefore, it was proposed to a class of 22 students, 18 female and 4 male, to draw up a piece of jewelry, following Munari’s projectual method, along with a package in which they would pack the object and a dossier of reasoning and monitoring of the projects. The results demonstrate that Bruno Munari’s design methodology presents itself as an important contribution to the development of students creative output.por
dc.identifier.tid201677911
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.14/15853
dc.language.isoporpor
dc.titleMetodologia projectual, um método para atingir a criatividadepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201677911.pdf
Size:
714.06 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
3.44 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: