Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O trabalho emocional como competência do enfermeiro especialista

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
202894096.pdf4.78 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Cuidar de crianças em processo de doença é um desafio constante aos enfermeiros, que diariamente se vêm confrontados com situações de emocionalidade que nem sempre estão preparados para gerir. A competência emocional dos enfermeiros tem vindo a ser cada vez mais objeto de estudo, assumindo-se a relevância do trabalho emocional na prática de cuidados diária, como sendo uma ferramenta útil e sinal de competência acrescida. A temática central deste relatório assenta na reflexão sobre o trabalho emocional como sendo parte da identidade do enfermeiro, com enfoque nas estratégias promotoras de gestão de emoções, assumindo a importância do desenvolvimento de competências na área da regulação emocional. O objetivo deste relatório é sintetizar o trabalho desenvolvido ao longo do percurso de Mestrado, com enfoque no último semestre, procurando refletir sobre a prática e mobilizar conceitos de forma a produzir conhecimento, numa lógica de Enfermagem Avançada. A metodologia utilizada incide numa prática reflexiva baseada na evidência científica, incidindo sobre o cruzamento das experiências vivenciadas nos diferentes contextos de estágio com a fundamentação teórica que sustenta a atuação e as competências exigidas para a obtenção do grau de Mestre e título de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Pode concluir-se que os enfermeiros regulam as emoções das crianças hospitalizadas quer através da gestão do ambiente físico em que elas se encontram (são exemplos a musicoterapia e as fardas coloridas), quer através da forma como constroem a relação terapêutica (devendo esta ser nutrida de afeto e numa perspetiva de envolvimento). De referir também a necessidade dos enfermeiros regularem a sua própria disposição para a relação terapêutica e a importância de promover a expressão de sentimentos por parte da criança e família.
Caring for children in the process of illness is a constant challenge for nurses, who are confronted daily with situations of emotionality that they are not always prepared to manage. The emotional competence of nurses has been increasingly studied, assuming the relevance of emotional work in daily care practice as a useful tool and a sign of increased competence. The central theme of this report is based on the reflection on emotional work as part of the nurse's identity, focusing on the strategies that promote emotional management, assuming the importance of developing skills in the area of emotional regulation. The objective of this report is to synthesize the work developed along the Master's course, focusing on the last semester, seeking to reflect on the practice and to mobilize concepts in order to produce knowledge, in a logic of Advanced Nursing. The methodology used focuses on a reflexive practice based on scientific evidence, focusing on the cross-referencing of the experiences lived in the different stages of the internship with the theoretical foundation that supports the performance and the competencies required to obtain the Master's Degree and the title of Specialist Child and Pediatric Nurse. It can be concluded that nurses regulate the emotions of hospitalized children either through the management of the physical environment in which they are found (examples are music therapy and colored uniforms) or through the way in which they construct the therapeutic relationship (which must be nourished of affection and in a perspective of involvement). It is also important to mention the need of nurses to regulate their own disposition for the therapeutic relationship and the importance of promoting the expression of feelings on the part of the child and family.

Description

Keywords

Trabalho emocional Emoções Enfermagem pediátrica Cuidados de enfermagem Emotional labour Emotions Pediatric nursing Nursing care

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue